terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Arcebispo Ambrosio luiz monçada

Arcebispo Ambrosio Luiz Monçada
     

Antecedentes: Pouco se sabe da vida prévia de Monçada, as melhores suposições o colocam chegando em Madrid com os esforços de Alfonso VII de repovoamento como um sacerdote designado para a igreja central da cidade (que era antes uma mesquita). Monçada aparentemente era um homem de ambição, talento e fé, de acordo com os esparsos documentos do período, que detalham sua rápida ascensão  na hierarquia da igreja. Ele eventualmente ganhou a posição de arcebispo , mas foi impedido politicamente de chegar ao papado; mesmo com a  proliferação de papas e anti-papas, não havia lugar para um estrangeiro cujos planos não tivessem o apoio de poderosos patronos. Assim sendo, monçada viu suas ambições ficarem restritas apenas a Ibéria. A maré da Reconquista havia irrevogavelmente virado a favor do cristianismo a esta ponto, e servir como um pilar da igreja durante uma guerra religiosa pode ser de fato uma posição muito vantajosa.
     Como esperado por todos, Monçada fez o melhor uso desta posição. Contudo, para a surpresa de muitos, ele o fez enquanto se manteve fiel a um  estrito monasticismo. Monçada não fazia uso de caçadas, de banquetes esbanjadores e buscas lascivas tão comuns ao clero desta época. Ao invés disso ele era absolutamente fiel a sua fé, inabalável em sua convicção e resoluto no uso de poder no que ele considerava uma causa sagrada. Durante uma época em que os homens corruptos do clero eram a regra, Monçada era uma gigante anomalia no meio eclesiástico e um intrigante enigma para certos  Lasombra que tinham grande interesse na Reconquista.
     O abraço mudou Monçada menos do que se poderia esperar. Muitos de seus compatriotas de sangue eram visitantes comuns de seu confessionário; outros eram patronos de sacerdotes que Monçada conhecia ou que havia feito ele próprio a ordenação. No período de tempo de apenas semanas, Monçada se aclimatou o suficiente em seu novo status para se lançar novamente em sua busca por poder. Desta vez entretanto ele não buscou domínio sobre as marionetes, mas sim sobre  os manipuladores de marionetes. Nada menos do que uma posição de supremacia dentro do clan lasombra satisfaria o recém abraçado Monçada. Mas suas razões para buscar poder não haviam mudado. Não era para glória própria e sim para a  glória de deus. Claramente o abraço havia sido a vontade de deus, e usando o instrumento da maldição de caim, Monçada tinha  a eternidade para fazer o trabalho de deus.
Os planos entretanto as vezes mudam. A influência de Monçada rapidamente se expandiu por toda a sociedade mortal e imortal. A rede de padres confessores reais e simples sacerdotes de paróquias aumentou em sua tutelagem, o permitindo um nível de comunicação e persuasão que poucos cainitas podiam igualar. Igrejas e catedrais foram erguidas, muitas destas concebidas bem de dentro do monastério-fortaleza de Monçada. No que tange a Reconquista, com o peso do sacerdócio fazendo pressão na politica interna do clan Lasombra, o apoio do clan passou completamente para o lado cristão, e as coisas se seguiram.
     Entretanto, conforme os séculos passavam, algo aconteceu com a fé do Arcebispo. Ela nunca fraquejou, mas evoluiu para algo sombrio e terrível, uma crença inabalável na própria danação de Monçada e a determinação de merecer este destino. O arcebispo ainda acredita, com uma fé perfeita, na redenção e na ressurreição. Ele simplesmente sabe,  com uma resignação permanente, que não há salvação para ele e para os de sua espécie, e como deus achou por bem amaldiçoá-lo desta forma, então ele deve  merecer esta danação da melhor forma que puder. Na verdade, muitos estudiosos cainitas acreditam que o desenvolvimento da trilha da noite se adequa perfeitamente como partindo de Monçada, um tributo tanto a sua fé como a sua influência sobre outros de seu clan. Monçada apenas olha com desdém para esta observação, entretanto o faz por suas próprias razões.
     A posição de Monçada dentro do sabá e dentro do clan lasombra ao invés de se expandir, se consolidou nas muitas noites que seguiram desde seu abraço. Ele é a ancora espiritual para muitos de seus amigos de clan, e se confessar com o arcebispo (para os lasombra que permaneceram católicos) é uma cobiçada distinção. Entretanto, sua influência na política está diminuindo – alguns sabá murmuram que ele passa muito tempo em assuntos espirituais e não o bastante em assuntos concretos, ou que ele seja consorte de seres estranhos em sua busca para servir a vontade de deus.
     Em noites recentes, Monçada essencialmente se confinou em seu refúgio, em suas câmaras protegidas por labirintos de corredores e santuários repletos de imagens de santos que transbordam de fé verdadeira. Quando o mundo quer o aconselhamento do arcebispo, ele vai até Monçada. O Arcebispo não tem interesse em sair de seu lar, e como não há necessidade urgente para que ele o faça, ele permanece tal como uma aranha numa teia de blasfêmia.
Imagem: Monçada é enormemente gordo, quase repulsivo e se ver. Ele se move com graça e num silencio surpreendente para um homem de seu tamanho; intrusos em seu labirinto nunca o ouvem se aproximar.  O arcebispo veste túnicas apropriadas a sua posição – aproximadamente do século XII – ele considera estas vestimentas apropriadas, e regras de etiqueta ainda significam muito para o Arcebispo.
Dicas de interpretação: Mantenha em mente sua posição e seu mandato dos céus. Danação é seu direito de nascença, mas ao aceitá-la você serve a causa divina. Assim sendo, você se esforça ao máximo para cumprir a missão que deus colocou sobre você. Você joga no grande tabuleiro de xadrez de almas; vidas são menos importantes para você do que a maioria imagina. Cainitas sem fé incomodam você mas na verdade eles são apenas obstáculos no caminho da realização de seus grandes trabalhos. A despeito das preocupações da sua tataraneta e seus supostos amigos, você ainda está entre os mais sagazes manipuladores que o sabá possui. Você simplesmente usa seus talentos de forma um pouco diferente do que eles fariam, e qualquer adversário que se coloque contra você é esmagado quase que reflexivamente. Afinal, formigas que incomodam um colosso não devem esperar outra coisa.

Clan: Lasombra
Senhor: Silvester de Ruiz
Natureza:Diretor
Comportamento: Juiz
Geração: 6a
Abraço: 1153
Idade Aparente: 50 e poucos anos
Físicos: Força 2, Destreza 3, Vigor 5
Social: Carisma 6, Manipulação 6, Aparência 1
Mentais: percepção 5, raciocínio 6, Inteligencia 5
Talentos: Prontidão 4, Briga 3, Esquiva 3, Empatia 5, Expressão 5, Graça 4, Intimidação 5, Liderança 4, Subterfúgio 5
Habilidades:  Oficios 1, Etiqueta 5, armas brancas 3, performance 2, furtuvudade 5, sobrevivência 2
Conhecimentos: Acadêmicos 4 (tologia), Finanças 3, Lei 4, Linguistica 7 (virtualmente todas as linguas e dialetos europeus), medicina 2, ocultismo 5, Política 4.
Disciplinas: Auspícios 4, Dominação 7, fortitude 3, Ofuscação 1, tenebrosidade6, Potência 5, Presença 5
Antec edentes: aliados 4, Contatos 5, rebanho 5, Influencia 3, recursos 5, Aliados 7, Status no sabá 4
Virtudes: convicção 5, Coragem 5, Instinto 4
Moralidade: Trilha do poder e da voz interior 9
Força de Vontade 9
Qualidades e defeitos: Voz encantadora, Fé verdadeira 3, Futuro Negro.

Obs.: Monçada é morto por Fátima com a ajuda de Lucita no Clan novel Assamita

Traduzido por Acodesh do Livro Children of Night págs 28 e 29

2 comentários:

Marseille by Night disse...

Ambrosio Luiz Monçada, para mim o maior representante do Clã dos Guardiões.

Ancião entre Anciãos... um verdadeiro pilar do Sabá e um raro exemplar de vampiro que não deixou de lado suas convicções adquiridas ainda em sua breve vida mortal.

O que se pode dizer de um personagem tão bem construído?

Acredito que não dar-se o merecido mérito de sua Existência dentro das crônicas e no WoD...

Um excelente acréscimo aos personagens oficiais aqui já traduzidos, meus parabéns Potter, tu é Tremere mas é meu amigo... rsrsrs.

Luk disse...

POis é, ele só morreu pq seu leviatã se confundiu. Senão ele teria derrotado fátima e lucita juntas com facilidade rsrs. Ele era foda. Naquela situação nem um pack de garou matava ele.

Postar um comentário