quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Carthagian


Mais um post sobre crônicas interessantes galera.

Desta vez eu fui conversar com a Katrinnae, dona do fórum Carthagian. Muitos devem conhecê-la por ser dona do antigo site Vampires Clan. Além de ser muito gente boa, a Katrinnae é minha vizinha, mora 5 min a pé da minha casa – morram de inveja rsrsrs.
O jogo Carthagian (cujo link tá na coluna da esquerda aqui no blog) existe desde 2002, e está sob narração da Katrinnae desde 2006. Hoje, Carthagian é um jogo por fórum, modalidade de jogo que muita gente não gosta, confesso que eu mesmo tinha um olhar desconfiado até conversar com a agradável Katrinnae. Os fóruns na verdade são como orkuts mais “refinados”, com MUITO mais recursos e possibilidades, desde a aparência muito mais bonita e editável para de adequar ao estilo do jogo (podendo ficar com aquela aparência medieval prum jogo de Vampiro Idade das Trevas ou quem sabe futurista pra algum jogo da Tecnocracia) até a possibilidade muito melhor de organização. Realmente não é algo instintivo onde você já sai logo de cara falando com um monte de gente como no orkut, mas depois de pegar a manha, a pessoa percebe que o orkut e suas comunidades de repente se tornam muito arcaicas e limitadas hehe.
Dito isso, vamos fazer um pequeno resumo de como funciona Carthagian pros interessados em jogar. Inicialmente a pessoa precisa se cadastrar no forúm, basta clicar lá em fazer cadastro, preencher as informações etc e tal. Feito isso a pessoa vai ter acesso a uma série de informações divididas em tópicos, tais como regras, dúvidas, offgame etc e tal. Estes tópicos iniciais contém TODAS as informações necessárias pra pessoa começar a jogar, como fazer o personagem e por aí vai. Já estão anexadas no próprio fórum coisas como ficha para download e coisas do gênero.
Além disso, nesta parte inicial também existem tópicos sobre os jogos em andamento em Carthagian – de vampiro e outros cenários. Qd você clica num deste tópicos de jogos que estiver interessado, aparecem outras opções de tópicos. Pros leigos isso funciona como se fosse um orkut muito mais avançado com comunidades dentro de comunidades. Lá você encontra por exemplo os tópicos “Wod Geral” , “Fantasia e Sci-fi” entre outros. Digamos que você clique em “Wod Geral” - vai abrir uma tela com os tópicos pertinentes ao Wod – tópicos como “Mythra a última esperança (jogo do cenário de Changeling), “Carthagian cidade dos vampiros” (jogo obviamente de vampiro), “Uivadora o último uivo à Gaia (jogo do cenário dos werebobocas)” e assim por diante. Ao clicar por exemplo em “Mythra a última esperança” abrem-se tópicos deste jogo de Changeling (nada impede de ter mais de um jogo de Changeling em andamento). Nada impede também desses jogos se “tocarem” interagindo uns com os outros, uma vez que é perfeitamente possível editar as permissões de quem pode acessar o q – mantendo em segredo os eventos ocorridos em “Mythra a última esperança” do jogadores de “Uivadora: o Último Uivo à Gaia”. É possível por exemplo bloquear o acesso de um ou mais players a um único tópico, coisa que não é possível no orkut. Os narradores também podem criar tópicos que apenas eles mesmo têm acesso, podendo organizar tudo que quiserem, como lista de NPCs etc no próprio fórum. Sem mencionar que o avatar é muito mais legal que aquela merda de fotinho do orkut.
O mais legal é que a navegação e postagem são incrivelmente melhores que no orkut. Se você quiser ir pra pág 5 (ou outra qualquer) de um determinado tópico basta um clique – ao contrário do orkut onde temos que ficar no tédio de passar uma por uma. As postagens também contam com recursos melhores e não possuem limites de caracteres. Se eu ficar aqui falando vou levar o dia inteiro, basta dizer que o resultado fica MUITO mais organizado e imensamente mais agradável que o orkut, onde muitas vezes somos obrigados a participar de um monte de comunidades ao mesmo tempo (e outros site de suporte pra fichas etc), todas sem conexão entre si e sem as opções de um fórum de verdade que concentra todos os recursos e possibilidades numa coisa só.

Eu mudei de um olhar desconfiado para um olhar interessado hehehe.

Abraços, espero que as informações sirvam de ajuda pra muita gente

Agradecimentos a Katrinnae pela paciência de me navegar pelo fórum (e por me abrir todas as permissões de acesso pra eu poder xeretar e fazer este post rsrsrs).

Acodesh

10 comentários:

Katrinnae Aesgarius disse...

Primeiramente agradecer Acodesh pela oportunidade de dar espaço ao Carthagian aqui no Blog. Segundo aos jogadores que fazem o cenário dar certo e aberto a todos os interessados. Não pensem que forum é um bicho de sete cabeças, é mais simples que imaginam. Interessados, fiquem à vontade de me procurar. A crônica segue os passos do oficial, mas com modificações que tornaram Carthagian singular em cenário de Vampiro. Confiram!!!

Anônimo disse...

Sou jogador de Carthagian e mais interessante que como funciona o fórum, com certeza é a crônica que tá se desenrolando. Mesmo essa descrição clara ainda faz parecer mais difícil do que é. Vale muito a pena tentar se adaptar para participar do jogo (y)

Paulo Aragão disse...

Pois é, essa aparência melhor e organização que um fórum te dá é uma tecla na qual sempre bati com a galera que joga via Orkut. Eu como muitos comecei jogando no Orkut e era até legalzinho, conheci os fóruns por um dos profiles da Katrinnae em 2006, após isso nunca mais pus meus dedinhos pra jogar via Orkut. Espero que com essa postagem do Acoda o pessoal comece a se interessar mais, e que venham jogar Carthagian, é um excelente jogo...
Pessoal, fórum não é bixo de 7 cabeças, fiquem tranquilos! ^^

M0ng3.HD5 disse...

Ha ha ha ha! Eu a muito procurava um fórum de Vampiro, a última experiência do gênero que tive foi no Trono Negro. Em fim... valeu ai Acodesh e Katrinnae.

Luk disse...

Vc nao vai se arrepender, o material la é mt bom!

Dana disse...

Eu jamais trocaria um forúm tão bem feito como o Cartaghian, por um jogo no orkut. Jogar via forúm, para quem não tem a oportunidade de jogar em uma mesa de rpg de verdade (aqui na minha cidade quem fizer isso seria queimado em praça público devido a mente pequena da população, coisas de cidade do interior, e pior, do sul), jogo junto com a dona Andréia há alguns bons anos, e o iniciei no Cartaghian há pouco tempo infelizmente, por não conseguir criar um personagem que me deixasse jogar com mais confiança no cenário. As variadas opções que um forúm assim oferece tornam a vida do jogador e de quem mestra muito mais fácil, permitindo que acessem com mais precisão as informações necessárias, e que lhe interessam. Além do que o cenário de Cartaghian faz parte do Concilium, este engloba todos os cenários citados acima assim como pode englobar mais, a medida que alguém se dispuser a fazê-lo. Eu não troco este tipo de jogo por nenhum outro, além do que a dona Andréia costuma ser pontual nas respostas como Narrador e ter a santa paciência em dar muitas informações, tirar todas as dúvidas e criar 365787 npc's pra melhorar ainda mais a qualidade do jogo. Beijo. =)

Unknown disse...

Ver os nucleos de RPG se multiplicando sempre é algo que me traz muita satisfaçao. Passei no fórum Carthagian e o que vi me surpreendeu. Vou recomendar aos meus amigos jogadores de Paris.
De movimentos assim é que o RPG no Brasil precisa para nao cair na obscuridade.
Parabéns !!
Gullveigg

Paulo Aragão disse...

Gull, era nesse mesmo estilo de Carthagian que eu venho falando pra vc e alguns outros narradores do Orkut que migrem os jogos, pq nesse esquema facilita muito a vida do sujeito que quer jogar, e até pra narrar.

Aliás, espero ver vc lá no fórum se não for pra narrar, que seja pra jogar. ^^

Katrinnae Aesgarius disse...

Bom, não sei se falam exatamente da crônica e o material exposto ou da organização do forum em si. Ainda assim, digo que Carthagian tem um diferencial e ao mesmo tempo semelhança com a Máscara. Houve mudanças e transformações no cenário que todos conhecem, mas também mantém a mesma idéia original, apenas simplificada e mais 'meu', digamos assim. Só lendo 'Uma História de Família' e 'Linhagens de Sangue' para entender o que digo. A primeira tempoara começou em Julho de 2009 e terminou em Setembro de 2010 e o pessoal aprovou. Sejam todos bem-vindo!!!

E interessados a migrarem seus cenários para um forum, basta me procurarem. ^^

Helton Carlos Gallo Matiazi disse...

O que impede de ter duas mesas de changeling no mesmo fórum é que todos os jogadores teriam que ter dois personagens...

Postar um comentário