domingo, 9 de junho de 2013

Ananasis - Peculiaridades II



Perda de Memória

A perda de uma aranha líder enquanto a Ananasi está na forma rastejante é uma sugestão perigosa. Se precisa acontecer, cabe ao narrador decidir quais lembranças foram perdidas. Podem ser memórias de infância ou habilidades muito importantes. Você acha que é muito habilidoso com um revólver? Você não o será mais se esta porção do seu cérebro estiver faltando e você precisar aprender tudo de novo. E quanto a habilidade de falar? Bem, você provavelmente manterá esta habilidade mas pode não entender todas as palavras que lhe são ditas, mesmo em sua língua nativa. Cada aranha líder perdida remove boa parte de suas memórias, incluindo funções motoras simples e eventos importantes de sua vida. Você pode precisar aprender a andar de novo, pode precisar usar fraldas até que consiga reaprender a controlar sua bexiga. Você pode não se lembrar como se alimentar ou cozinhar. Pode vir a não ter a menor idéia do que seja um carro, ou não reter nenhuma  recordação dos garou ou qualquer outro inimigo com os quais já encontrou. Mas eles ainda vão se lembrar de você. Perca uma aranha líder e pode perfeitamente esquecer  que matou alguém recentemente e foi flagrado no ato. Pode até esquecer que é uma Ananasi, e no processo esquecer todos os dons que aprendeu.
O narrador deve se sentir encorajado a usar a perda de uma aranha líder como uma ferramenta interessante para a narração da crônica, mas também supostamente devem se certificar de que o jogador cuida bem de suas aranhas líderes. Se você perder uma, provavelmente sairá da experiência com pelo menos algumas habilidades, dons e memórias destruídas. Exatamente o que será perdido está totalmente nas mãos do narrador (encorajamos que o narrador seja firme e justo nesta questão)
Quanto mais aranhas líderes forem perdidas, mais difícil será lembrar-se de coisas simples e até mesmo os poderes dados ao personagem por Ananasa. Caso perca todas as líderes, não mais terá um personagem em si: haverá apenas um grande grupo de aranhas que seguirão por caminhos diferentes o mais rápido que puderem.

Perspectiva da Forma Rastejante
Para a maioria das aranhas o mundo dos humanos é simplesmente muito vasto para que consigam compreender. Imagine estar no coração de Manhattan e ver as coisas ao seu redor se movendo por vontade própria e talvez pensar que humanos devem certamente se parecer com aranhas.
Agora imagine ser um ser humano e se transformar numa aranha, ou mais exatamente mil aranhas. As mentes humana e aracnídea não foram desenhadas para ver o mundo de mil perspectivas diferentes ao mesmo tempo. Por esta razão, e para refletir as mudanças que isso provoca na habilidade de compreender totalmente o mundo, o seguinte sistema deve funcionar bem o bastante para indicar a repentina mudança de perspectiva.
Se o jogador desejar que seu personagem assuma a forma Rastejante, deve escolher o número de aranhas líderes que irá adotar. Se o número for menor ou igual a 10 não haverá efeito em sua capacidade de reagir. Se escolher adotar mais do que 10 líderes, haverá uam dificuldade de +1 em todas as suas rolagens de Percepção e Força de vontade. Isto é cumulativo, portanto se decidir adotar 15 líderes, haverá uma dificuldade de +5 nos mesmos testes como resultado da desorientação. Adicionalmente, para cada 2 líderes acima de 10 haverá uma dificuldade de +1 para todos os testes de Raciocínio; que também é cumulativa.

Construindo tudo novamente
Com todas as desvantagens de se estar na forma Rastejante, é fácil ignorar a maior vantagem desta forma. A forma Rastejante é uma defesa é um sonho de defesa que se torna realidade. É absurdamente difícil matar todas as aranhas que constituem o corpo da Ananasi, e a não ser que se seja muito sortudo, é quase impossível matar todas as aranhas líderes “Ah mas você pode usar um inseticida e matar todas elas”. Com certeza. E no tempo que você leva para desembrulhar o inseticida e acioná-lo, provavelmente as aranhas já terão ido embora – todas as aranhas que são importantes. Os já mencionados lança-chamas também são muito bons, mas mesmo com uma explosão de líquido inflamável, é provável que uma ou duas escapem. Uma Damhan levará as aranhas líderes para longe do combate e as esconderá em qualquer lugar pequeno onde consigam entrar. Uma fenda na parede, um canto no sofá, uma dobra na roupa do inimigo – são todos lugares aceitáveis para se esconder.
Mas ainda que o corpo principal de um metamorfo aranha seja destruído, nem tudo está perdido desde que as aranhas líderes ainda estejam vivas. Se trata simplesmente de uma questão de reconstruir a massa corporal. Inicialmente ananasis aracnídeas precisam devorar muitas outras aranhas até acumularem a massa necessária para se tornar um verdadeiro metamorfo aranha. Algumas vezes este processo leva anos, pois há outros predadores que precisam ser evitados, e porque nem todas as aranhas estão dispostas a se tornar a refeição da Ananasi. Mas uma vez que o objetivo tenha sido atingido, na segunda vez a Ananasi pode convocar aranhas para se regenerar. O mesmo ocorre com uma Ananasi que tenha sido reduzida a uma ou duas aranhas líderes . Usando os dons certos, ou meramente suas habilidades de caça, a ananasi pode reconstruir um novo corpo numa questão de dias ou semanas. Elas sabem como executar este processo e provavelmente já possuem muita prática. O que são algumas semanas no grande esquema das coisas?
Ah mas existem outros métodos. A ananasi não precisa caçar centenas de aranhas para reconstruir seu corpo, pelo menos não quando pode caçar apenas um ser humano. Todas as Ananasis possuem um poderoso senso de autopreservação, e a maioria fará o que for preciso para assegurar a própria sobrevivência. Ao contrário dos outros Ovid, as Ananasi têm uma opção que é radical e muito efetiva. Elas podem assimilar por completo uma outra pessoa, entrando em seu corpo e devorando toda sua massa corporal.
Como é possível a uma pequena aranha comer uma pessoa inteira? Não é algo fácil. É preciso tempo, sagacidade e um forte desejo de sobreviver a qualquer custo. A melhor hora de pegar um novo corpo é enquanto seu atual dono estiver dormindo. A aranha deve penetrar no corpo do alvo, preferencialmente no cérebro, onde a massa cinzenta é mais macia do que a maioria dos outros tecidos e pode ser facilmente consumida. Isto pode ser feito com diversos dons diferentes que a maioria das Ananasis já possui, como o dom  Enterrar. Uma vez dentro do cérebro, precisam comer rápido. Como aranhas não podem comer alimentos sólidos, devem liquefazer mesmo os tecidos moles do cérebro e em seguida bebê-los. Todo o líquido que consomem desta maneira imediatamente se torna parte da massa corporal da Ananasi. Em aproximadamente uma hora a ananasi pode devorar todo o cérebro da vítima.
Neste ponto o corpo deveria ter morrido, mas não é esse o caso. A ananasi no processo de consumir a pessoa deste modo, é ajudada pela benção de Ananasa. Enquanto consome o cérebro, a ananasi estende parte de si mesma pelos nervos e assume as funções autônomas da vítima. Isto é efetivamente o mesmo de se tornar uma líder e uma drone novamente. A líder continua a comer e a drone continua a jornada pelo corpo. Quando todo o cérebro é devorado e a drone tiver assumido todas as funções do corpo, a líder começa a comer novamente, devorando a carne,  assimilando-a e a substituindo por mais drones, até que todo o corpo tenha sido destruído. O processo inteiro leva aproximadamente 4 horas.
Uma vez que o corpo tenha sido consumido, a ananasi terá a massa necessária para continuar sua vida como um metamorfo aranha pleno, com algumas poucas mudanças. Primeira e mais importante – a bagagem genética da ananasi agora mudou. Assim como consumir tipos diferentes de aranha pode mudar a aparência da Ananasi, o mesmo ocorre com a carne humana. Embora a ananasi que infestou e devorou o corpo possa ter sido macho, o novo hospedeiro pode muito bem ser uma fêmea. Raça, gênero e aparência humana serão alterados para se adequarem a consciência do novo hospedeiro. Esta forma de canibalismo levou diversas Damhan a uma espécie de imortalidade. É possíve escapar de caçadores e inimigos com este método, ou simplesmente começar uma nova vida com uma nova identidade.
As ananasis fazem o que é preciso, e poucas destas sentem algum remorso por matar um humano de modo a conseguir um novo corpo, da mesma maneira que não sentem remorso por comer aranhas com o objetivo de ficarem maiores e mais fortes. É uma simples questão de sobrevivência.
Talvez o mais desconcertante efeito colateral desta experiência para a Ananasi é o fato de que também ganham as memórias de suas vítimas no processo. As memórias raramente são tão vívidas como as reais experiências de vida do metamorfo aranha invasor, mas podem ser acessadas para se assegurarem sobre quem agra se tornaram e o que ou quem é relevante para esta pessoa. Uma quantidade considerável de pessoas acordaram depois de uma noite de sono e descobriram que seu companheiro parece ser uma pessoa completamente diferente. Algumas destas pessoas estão absolutamente certas. A pessoa com quem estavam foi morta e substituída por uma Ananasi. Os únicos sinais de que algo possa ter acontecido de errado na noite anterior se resumem a movimentos de incômodo e sons de um sono desconfortáve de seu parceiro durante a noite.

Agora dando prosseguimento as questões que restam:

Por que uma Ananasi não se divide em algumas aranhas líderes e invade duas ou mais pessoas?.
Duas razões – Cada ma teria apenas uma fração das memórias originais, e mais importante, o espírito secundário morre. Parece que Ananasa não permite tal coisa, suas crianças já tentaram e falharam. Além do mais, você realmente gostaria de uma outra pessoa vagando por aí com acesso a algumas das suas memórias pensamentos mais íntimos?

O que acontece se a vítima acordar no processo?
A primeira coisa que a vítima perde é seu cérebro, o que implica que muito antes do processo ter sido concluído, qualquer tentativa de erradicar a aranha invasora seria impossível. E como o cérebro não sente dor a vítima não teria como saber que há algo errado antes de ser tarde demais

Com qual freqüência o metamorfo aranha pode fazer isso?
Com a freqüência que desejar mas com um inconveniente que a impedirá de quere fazê-lo com freqüência. Cada vez que a Ananasi fizer isso, haverá um custo de um ponto de Gnose permanente. Isso se torna oneroso com o tempo.

Então um metamorfo aranha pode realmente se tornar imortal ao trocar de corpos?
Sim, mas somente com as seguintes limitações:
Primeira: Ananasa, a Rainha-mãe, não garante a imortalidade a suas filhas. Se sentir que suas filhas estão usando mal este poder ou que não mereçam continuar a usá-lo, irá impedir a regeneração de funcionar. Ananasa é muito ativa na vida de suas filhas,mesmo estando aprisionada..
Segunda: Ananasa criou as ananasis com limitações físicas para se assegurar de que nunca se considerariam acima dela ou da Tríade. Com a exceção de que a Damhan tentando invadir outro corpo esteja em perigo de ser destruída, só é permitida a mudança de identidade para aqueles que tenham feito por merecer aos olhos de Ananasa. Esta forma de imortalidade é uma recompensa para a lealdade, não um mero benefício de se ser uma ananasi.

Quem decide quando uma ananasi pode fazer isso?
O destino (e mais importante, a necessidade da história) tem um grande papel nesta decisão. Se a ananasi foi reduzida a um punhado de aranhas, a metamorfo aranha pode impender a mudança simplesmente comendo. Se a ananasi simplesmente quiser um novo corpo e identidade, a decisão se Ananasa irá ou não permitir que a possessão ocorra está inteiramente nas mãos do narrador.

O que acontece se a ananasi usar este truque para possuir o corpo de um vampiro/lobisomem/changelin/outra criatura sobrenatural do mundo das trevas?
Primeiramente, se você está pensando no poder ilimitado em potencial, está desperdiçando seu tempo. As coisas não funcionam deste jeito. Sim, um metamorfo aranha poderia potencialmente atacar e consumir um inimigo com este método, mas não mudaria o fato de que uma ananasi é apenas uma ananasi. Devorar um garou por dentro implica apenas que você matou um garou e assumiu sua identidade. Embora isso seja um maravilhoso método para infiltração numa seita, não dá ao personagem a repentina habilidade de mudar para as formas de glabro a lúpus do lobisomem. Só implica que você se parece muito com alguém que no passado foi um lobisomem. É o espírito assim como o corpo que faz de um lobismem o que ele é. É o espírito que contém a fúria e permite a mudança de forma. O espírito não fca por perto quando o corpo já foi destruído. O mesmo acontece com magos, changelins e a maioria dos seres sobrenaturais – quando a força de vida se esvai, se esvaem também os poderes. Por fim, vampiros não podem ser possuídos desta forma. Tentar pode se mostrar interessante, mas as ananasis não podem assumir as funções autônomas do corpo de um vampiro do mesmo modo como fazem com corpos vivos. Novamente, o espírito que anima o cadáver não fica por perto. Comer o cérebro do vampiro basicamente o faz sofrer a morte final, e numa questão de segundos a ananasi tentando tal proeza irá se encontrar repentinamente sugando cinzas ou a um cadáver em decomposição

By Acodesh
Breedbook Ananasi págs 120 a 122

Nenhum comentário:

Postar um comentário