quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ananasis – Peculiaridades



Traduzido por Acodesh
Do Breedbook Ananasi págs 73 a 76


Pontos de Sangue

Ao invés de abastecerem seus poderes com fúria tal como os garou o fazem, as ananasis possuem a capacidade de extrair poder do sangue que bebem. Esta reserva de poder é representada pela característica “Pontos de Sangue”. Todas as ananasis possuem um limite máximo de 10 pontos de sangue, a menos que possuam certos dons que as permitam reter mais sangue. Ananasi não podem gastar pontos de sangue e de gnose no mesmo turno, exceto quando exigido por certos dons.

 + Um metamorfo aranha pode gastar um ponto de sangue para automaticamente mudar para qualquer forma de sua escolha.
+ Uma ananasi pode gastar um ponto de sangue para ganhar uma ação extra no turno
+ Ananasis se curam gastando pontos de sangue (veja Cura)
+ Metamorfos aranha usam pontos de sangue para abastecer suas habilidades onde usam teia (veja Teias)
+ Alguns dons e ritos gastam pontos de sangue

Ananasis estão limitadas a gastar um ponto de sangue por turno para qualquer propósito, a menos que tenham dons que digam o contrário. O processo de metabolizar seu alimento líquido não é tão rápido como o gasto de fúria. Um ser humano normal pode fornecer até 10 pontos de sangue antes de estar completamente drenado, mas a maioria das criaturas só pode perder 20% de seu sangue antes de estar com sua vida ameaçada. Retirar 5 pontos de sangue de um ser humano irá hospitalizá-lo, mais do que isso certamente irá matá-lo.
Ao contrário dos vampiros, com os quais frequentemente se associam, as ananasis não podem naturalmente usar seu sangue para aumentar atributos físicos. Além disso, apesar de gostarem do sabor do sangue de outros Ovid, as Ananasis não ganham bônus especiais ao beber o sangue de outras raças metamórficas.

Cura

Embora Ananasa tenha construído bem suas filhas, faltou-lhe o poder para abençoá-las com a regeneração. A não ser pelo uso de dons e fetiches, as Ananasis se curam como humanos normais – exceto pelo fato de que podem gastar pontos de sangue para curar seus ferimentos. Cada ponto de sangue gasto cura um nível de dano não agravado; a Ananasi precisa estar relativamente parada para fazer isso. Para curar um nível de dano agravado em velocidade maior do que a de um ser humano normal, a ananasi precisará gastar 5 pontos de sangue de uma só vez; isto demora uma cena inteira. Entretanto, ao contrário dos garou e de outros metamorfos, as ananasis podem usar seus poderes de cura sobrenatural na forma hominídea; mais especificamente, podem usar pontos de sangue para se curar em qualquer forma com exceção da Forma Rastejante (onde só podem se curar usando o dom Renovação da Carne).
Ananasis podem pegar e transmitir doenças, e podem sofrer de todos seus respectivos efeitos. Contudo, um metamorfo aranha pode purgar seu sistema de uma doença gastando sangue. Isto é geralmente tratado como cura de dano agravado. A gravidade da doença determina o quanto de cura é necessário; por exemplo, uma Ananasi se purgando de uma gripe teria que curar o equivalente a 1 nível de dano agravado, enquanto outra que tenha contraído AIDS ou lepra precisaria curar de 3 a 5 níveis de dano agravado. Desnecessário dizer que é vantajoso beber muito líquido.

Olhos Múltiplos

Na maioria de suas formas as Ananasis possuem muitos olhos. E é verdade, especialmente para as Ananasis nascidas humanas, que nem sempre estão a vontade ao usarem vários olhos ao mesmo tempo. Embora tenham a  melhor visão periférica do mundo das trevas, ainda precisam efetivamente olhar para o que estão vendo. Só porque algo está em seu campo de visão, não significa que a Ananasi realmente notou sua presença. Por esta razão mesmo as Ananasis precisam fazer testes de Percepção para notar a presença de algo. Adicionalmente, a menos que possuam certos dons, as Ananasis não vêem automaticamente em 360 graus.

Membros múltiplos

As Ananasis possuem mais membros do que os outros Ovid, mas isso não significa que elas automaticamente ganhem ações extras ou reduzam as penalidades por ações extras. Isso apenas significa que possuem mais braços e pernas. Os metamorfos aranha sofrem as mesmas penalidades em ações extras como todo mundo, a menos que possuam dons que digam o contrário. Contudo é sempre bom ter braços extras para carregar armas, ou caso um seja arrancado por um garou irado.

Fúria e Instinto Primitivo

As Ananasis não possuem fúria; elas não são emotivas, e certamente incapazes de demonstrar a ira sobrenatural que é a Fúria. Elas ainda sentem dor e aflição, raiva e luxúria, mas para elas estes sentimentos são na melhor das hipóteses fracos e mudos. Emoção é um luxo, um que elas mal podem pagar. Fúria é um subproduto – ou destilação da – emoção, e simplesmente não pode ser parte da constituição das Ananasis. Isso não implica que as Ananasis sejam mais fracas do que os outros Ovid; elas apenas não são iguais a eles. Para produzir efeitos similares em seus corpos, os metamorfos aranha precisam consumir sangue quente de mamíferos.
Para mudar de forma as Ananasis testam Vigor + Instinto Primitivo, exatamente como as outras raças metamórficas. A habilidade de mudar de forma não é de modo algum afetada por sua falta de Fúria. Como subproduto adicional de seu estado não emotivo, as ananasis não podem entrar em frenesi a não ser que este seja sobrenaturalmente induzido (e mesmo assim a dificuldade é aumentada em 2)

Renome

As Ananasis sobem de posto ao adquirir renome, exatamente como as outras raças metamórficas. O processo é descrito em detalhes no capítulo 2, mas os requisitos de renome para cada posto estão descritos aqui (olhem a tabela no livro).
Talvez por sua aversão a confiar muito em nomes, as ananasis não possuem títulos para seus diversos postos. O posto de um Damhan é óbvio pros de sua raça. Os padrões descritos no capítulo 2 são tudo que é requerido das ananasis de posto.

Apelo sexual

A despeito de sua falta de Fúria, as Ananasis são muito predatórias, são criatura muito compelidas. São capazes de usar sua natureza predatória (incluindo uma boa dose de feromônios) em sua vantagem, atraindo membros do sexo oposto tanto para companhia como para alimentação. Em termos de jogo podem ser usadas as regras de atração animal (LoA pág 218) rolando carisma + Instinto primitivo – a única diferença é que enquando a dificuldade do garou é sua pontuação de fúria, a da ananasi é 4.

Prata

As Ananasis, não tendo fúria, não sofrem vulnerabilidades especiais com relação a prata. Elas podem absorver dano de armas de prata normalmente, e podem carregar prata sem problemas. Elas não têm tais alergias sobrenaturais, a despeito dos rumores sobre uma alergia a pesticidas. Obviamente uma Ananasi ainda tomará dano agravado de uma klaive, mas isto se deve ao poder místico da arma e não do material em que a mesma fora forjada.

Viagem pela Umbra

As Ananasis não viajam pela Umbra do mesmo modo que os outros Ovid. Ao invés de encontrar um lugar onde a película seja fraca o bastante e começarem a olhar para seus reflexos, as Damhan precisam assumir a Forma Rastejante e literalmente rastejar pela Grande Teia. Uma vez na Umbra as ananasis podem assumir a forma que desejarem. Para as Ananasis não existe outra forma de alcançar os reinos espirituais.
A dificuldade para entrar na umbra depende da força da película, e inversamente, lugares onde a Wyld prevalece causa para as ananasis mais problemas do que os em que a Weaver é forte. A Grande Teia é seu único modo de ganhar acesso a umbra, e onde os fios desta teia são poucos, é mais difícil entrar no mundo espiritual.

Área                                    Dificuldade
Laboratório de ciências                  3
Metropole                                       4
Shopping  pequeno                         5
Estrada                                            6
Cidade do Interior                           7
Estrada de ferro em lugar isolado    8
Mata intocada                                 10

A exceção são os lugares onde a Wyrm é forte. Seja de película forte ou fraca, estes lugares causam grandes problemas para os Damhan. Nestes lugares a corrupção na Grande Teia é pegajosa e difícil de ser trilhada (exceto para os hatar que possuem afinidade natural pelos lugares de poder da Wyrm). Em tais lugares, Ananasis que não sejam hatar possuem dif +2 para “rastejar” para a umbra.

Veneno

Como suas parentes aranhas, as Damhan possuem glândulas especiais que produzem veneno. Dependendo da forma da ananasi este veneno pode ser bem poderoso, mas os metamorfos aranha precisam usar dons para afetar mortos vivos ou outras raças metamórficas. As neurotoxinas que produzem possuem efeitos muito prejudiciais para a maioria dos humanos e outras criaturas. Quão grave são os efeitos de sua mordida ficam a critério do narrador, mas um humano mordido por uma Pithus certamente estará quase morto ou paralisado por horas. As Ananasis podem injetar venenos concentrados na forma Pithus e versões mais diluídas na forma Lilian.
A natureza exata do veneno de cada Ananasi é o resultado do tipo de aranha que são parte do metamorfo. Tarântulas produzem veneno muito doloroso que raramente é letal, mas que causa paralisia. Aranhas reclusas marrons produzem uma toxina necrótica que se espelha no corpo em dias ou semanas (no caso de uma única aranha morder um alvo do tamanho de um homem) e destrói toda carne que encontra pelo caminho. A mordida de uma única viúva negra pode causar a morte num oponente do porte de um homem adulto, embora cause com mais freqüência apenas um mal estar. Contudo, sem o uso de dons, as Ananasis só possuem veneno suficiente para 2 ou 3 aplicações, elas não foram projetadas para  injetar veneno o dia inteiro.

Teias

Ananasis na forma Pithus podem produzir teias muito fortes e duráveis. Criar teias em qualquer nível substancial (digamos, o suficiente para fechar a entrada de um corredor estreito ou preencher um closet pequeno), custa um ponto de sangue, pois a ananasi digere o sangue para renovar os polímeros naturais que constituem a teia.
A resistência a tração da teia é aproximadamente a mesma da de cabos de aço, mas são mais flexíveis. Se a teia é usada para aprisionar um oponente, o alvo precisa partir as teias para escapar. Eestas teias resistem a testes de força com uma força efetiva nível 9, e podem levar 4 níveis de dano de vitalidade antes de se partirem.
Ananasis na forma rastejante também podem criar teias, mas neste caso as teias não serão mais fortes do que a de aranhas comuns (ou melhor, a teia de milhares de aranhas comuns).


5 comentários:

jefferson disse...

è isso ai !! continue assim mantendo o mundo das trevas vivo!!!

Anônimo disse...

Acodesh, há alguma chance de ter um ananasi carniçal, ou que caçe vampiros pelo vício do sangue Cainita?

Luk disse...

Com certeza.

Luk disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luk disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário