domingo, 12 de maio de 2013

Ananasis - Formas



Trad by Acodesh
do Breedbook Ananasi págs 63 a 66

Hominídea

A forma humana é a base. Nesta forma, que os garou e outros Ovid chamam de “hominídea” por alguma razão que os agrade, estamos o mais perto do que poderemos chegar de ser um mortal. Raios-X mostram que somos humanos, mas provavelmente mostrarão  umas poucas sombras estranhas que os médicos não saberão explicar. A maioria dos médicos observa a anatomia de uma ananasi na forma humana e então decide que seus testes foram inconclusivos ou contaminados, mas há uns poucos que dariam uma segunda olhada. Evite os médicos, é melhor assim. Por quê? Porque ao contrário do que pode acontecer com as outras raças metamórficas, nós não somos mais humanos. Apenas parecemos ser. Depois da primeira metamorfose, nossos órgãos não são mais humanos, e nosso sangue, embora frequentemente vermelho, também não é mais humano. Humanos têm moléculas de hemoglobina no sangue. Estas moléculas tem ferro em sua base. Aranhas possuem hemocianina em seu sangue, e a hemocianina possui base de cobre. Nós temos ambos os tipos de moléculas no nosso sangue. Nós também temos vestígios de presas e pedipalpos atrás de nossos dentes. Por fim, existem algumas diferenças nos nossos pulmões, que são uma combinação incomum de pulmões humanos e aracnídeos. Maldição, que eu saiba isto não acontece com nenhum dos outros Ovid. Mas de qualquer modo, nós não somos como os outros, como você provavelmente já sabe. Eles não podem se dividir em centenas e centenas de pequenas aranhas. Nós podemos. A despeito destas diferenças, nós podemos – e frequentemente fazemos – procriar com humanos. Algo relacionado com códigos genéticos e com os hormônios do nosso corpo. Eu particularmente não me importo o bastante com isso para estudar o assunto com profundidade. Prefiro fazer bom uso dos fatos como eles são e deixar os detalhes sobre a reprodução de ananasi com humanos para aqueles de nós que consideram o assunto  interessante.
Por que demos o nome de “forma humana”? Porque é o que ela é para todos os efeitos e propósitos. Nós demos o nome “forma humana” assim como chamamos nossa forma aracnídea pelo seu respectivo nome, que são variados. A razão para isto é muito simples. O nome é fácil de lembrar no caso da forma humana, mas o resto das formas requer um pouco mais de explicação. Além disso,  nomes são coisas de poder. Aqueles que seguem o caminho da Weaver podem usar nomes contra você se possuírem o conhecimento correto. É por isso que nunca direi a nenhuma de vocês o meu nome verdadeiro. Não é de sua conta, sem mencionar que você pode ter a oportunidade de usá-lo contra mim algum dia. Quer um conselho? Invente um nome simples para dizer aqueles a quem você vier a conhecer. Enquanto for necessário, invente um nome apropriadamente estranho para lidar com os outros Ovid. Todos eles possuem nomes tribais e se sentirão ainda mais incomodados se você não tiver um nome igualmente estranho para lhes dizer. Eu digo para a maioria das pessoas que meu nome é Christy. E digo aos Ovid que meu nome é “Aquela-que-anda-na-luz-da-lua”. A maioria parece gostar do meu nome. Então que se dane.

Lilian

A segunda forma que possuímos é bem poderosa, e perturbadora para a maioria daqueles a quem encontramos. Nós a chamamos de forma Lilian. Esta forma tem seu propósito, assim como as outras. A diferença é que ela é mais voltada para o combate e a intimidação. Você tem alguma idéia de quantas pessoas sentem aracnofobia? Eu mesmo sofria de aracnofobia antes de minha mudança. Alguns imbecis costumavam me deixar apavorada. Uma coisinha nojenta de 8 pernas me deixava com o vestido na altura do joelho, dançando fandango em cima de uma cadeira, gritando para que algo ou alguém me salvasse daquela coisa rastejante nojenta. Eu simplesmente tinha a certeza que aquilo me comeria viva se tivesse a chance. Imagine minha surpresa....
A forma Lilian é única para cada uma de nós. Algumas vezes sentimos vontade de andar em 2 patas, e em outras ainda caminhamos como aranhas. Em alguns casos ficamos tão peludas como um gorila, noutras desenvolvemos uma carapaça lisa e brilhante. Parte disso ocorre em função dos territórios em que vivemos no passado. Nós somos o que comemos, se você entende meu trocadilho.
Sim, eu disse carapaça. Também conhecida como exoesqueleto. Esta é uma das maiores mudanças. Nossa pele endurece e nossos músculos passam por algumas alterações radicais. Diabos, eu até cheguei a encontrar umas poucas ananasis que manifestavam farpas e espinhos em seu exoesqueleto. Desgraçadas de aparência intimidadora. Apesar de estar trabalhando duro para desvendar este pequeno truque, ainda não consegui.
Nós podemos mudar a nossa forma Lilian, mas isso requer muita prática e uma dieta altamente rica em aranhas, a maioria do tipo que nós queremos adotar em nossa forma. O melhor que pudemos deduzir é que a forma Lilian é algo que nossa mente elabora, uma combinação de forma e função que cada uma de nós considera aprazível. Algumas de nós possuem um rosto quase humano ao se transformar, já outras ficam totalmente aracnóides. Existe a palavra aracnóide? Não faço idéia, mas é uma palavra tão boa como humanóide, não?
Nós somos mais fortes, mais rápidas e resistentes na forma Lilian do que somos na forma humana. Neste ponto nosso sistema circulatório se assemelha muito mais com o aracnídeo do que com o humano. Isto permite fazer coisas como levantar pesos que nunca conseguiríamos fazer na forma humana, com algumas de nós conseguindo pular vários andares em altura com incrível facilidade. A maioria de nós ganha aproximadamente 50 quilos na transformação para forma Lilian.
Agora a parte estranha. Algumas de nós não se transformam da forma que as outras o fazem. Não, não me refiro a nossa aparência, e sim sobre o que podemos fazer. Algumas aranhas macho são mais fisicamente mais fracas do que as fêmeas da mesma espécie. Do mesmo modo que fêmeas humanas geralmente são menores e fisicamente mais fracas do que os machos. É a natureza. Em algumas situações as diferenças são insignificantes, mas em muitos casos são relevantes.

Pithus

Agora, meninos e meninas, nós chegamos no cerne da questão. A forma Pithus. Algumas vezes esta forma é chamada de forma de aranha de fosso. Qualquer um dos dois nomes serve, mas o significado é uma aranha muito, muito grande. Quão grande? Bem, depende da sua massa normal. Se você normalmente pesa 70 quilos, sua forma Pithus pesará aproximadamente 105 quilos. Isto pode não parecer muito, mas quando você considera a anatomia de uma aranha, isto implica num aumento substancial de força, resistência e potencial de dano. Você ganha metade do seu peso, que se distribui numa forma aracnídea. Bom, com algumas considerações. A primeira é, assim como na forma humana, você tem uma mistura de órgãos. Eu já ouvi centenas de pessoas falando da impossibilidade física de insetos e aracnídeos serem do mesmo tamanho que os humanos, pois seus órgãos não os permitiria sobreviver com a mudança de tamanho. Bem, isso pode ser verdade, mas não somos insetos nem aranhas, somos Damhan. Temos o melhor dos dois mundos. Possuímos uma fusão de pulmões humanos e aracnídeos, e o poder espiritual que nos imbui torna nossa carne e quitina muito mais eficientes do que pode ditar a ciência. É apenas um dos pequenos dons da Rainha-Mãe para nós. Nós podemos respirar mais eficientemente, e podemos ficar ativas por períodos mais longos do que os humanos e aranhas.
Mas uma das maiores vantagens desta forma vem do fato de que aranhas são...bem, hidráulicas por natureza. Seus músculos não funcionam do mesmo jeito, tampouco seu sistema circulatório. Aranhas podem mudar o sangue em seus corpos, e isto as permite aumentar substancialmente sua força. Os Damhan podem fazer o mesmo, mas isto exige mais de nós. Sim, nós podemos aumentar nossa força com muita eficiência, mas precisaremos nos reabastecer de sangue se o fizermos com muita freqüência. Eu particularmente não tenho problemas com isso; eu gosto do sabor de sangue.
Novamente, temos o bônus especial relacionado ao fator de medo. Todas vocês que são humanas de nascimento, levantem suas mãos. Isso, mais ou menos metade de vocês, como é de se esperar. Agora vou lhes fazer uma pergunta, e quero que vocês considerem a resposta. Vocês realmente já olharam a face e corpo de uma aranha minuciosamente? Já imaginaram se deparar com uma do tamanho de um automóvel? Pense nisso por um minuto. As pessoas correm aos gritos quando vêem uma pequenina aranha, imagine então como se sentem ao ver uma tarântula do tamanho de seu carro econômico. É algo maravilhoso de se presenciar. Eu gosto do medo em meus inimigos pois ele adiciona desafio a situação. Não, nem todos que nos vejam na forma Pithus irão correr na direção contrária. Um bom número de testemunhas decidirá que precisamos ser destruídas a todo custo. Eles se tornam irracionais quando você bagunça seu senso de perspectiva. Ainda assim é divertido observar ambos os casos.

Forma Rastejante

Por fim, chegamos na forma mais incompreendida. É o que os garou chamam de forma rastejante. Já ouvi nomes para esta forma tais como forma “enxame”, forma “exército” e forma “ohmeudeusolhequantasaranhas”. Acho que estes nomes são tão bons como quaisquer outros. A forma Rastejante, como você já deduziu, é composta por aranhas. O tipo de aranha e a quantidade depende de você, até certo ponto. Depende principalmente do tipo de aranha que você tem comido ou qual tipo de aranha se tornou parte de você através de casamento genético. Ou seja, se seu progenitor tinha genes de viúva negra, você assumirá esta forma. Mas existem milhares de tipos diferentes de aranhas e você pode ter diferentes genes em sua bagagem genética.
Quanto mais tipos de aranha você comer, mais interessantes as possibilidades se tornam. Você pode começar como uma aranha marrom reclusa, mas se comer um número suficiente de aranhas lobo, verá as diferenças quando estas se manifestarem. Você se tornará mais como uma aranha lobo e menos reclusa, se é que me entende.
Para resumir, é você que dita o tamanho da aranha que se torna, baseado na sua maquiagem genética do momento. Conheço também muitas Damhan que simplesmente assumem a forma de todas as aranhas que já comeram ao assumir a forma rastejante, e isso também tem suas vantagens. Você pode se camuflar mais eficientemente no ambiente se souber como usar este truque. Especialmente se não tiver viajado muito.
Quais as vantagens da forma rastejante? Seus propósitos são incrivelmente variados. Em primeiro lugar, a defesa. É fácil esmagar uma única aranha, mas é difícil pisotear milhares. Lembre-se que um lança chamas pode fazer o serviço sem problemas, portanto não fique muito convencida achando que é imortal. Você não é. Não é mesmo. A forma rastejante é quando estamos mais protegidas e ao mesmo tempo mais vulneráveis.
Como isso é possível? Muito simples. Ao se transformar em milhares de aranhas, terá que decidir quais destas serão as líderes e quais serão as acompanhantes. Nossa consciência pode habitar todas as aranhas ao mesmo tempo, mas isso é desorientador. Você não pode estar em milhares de lugares ao mesmo tempo sem ficar desorientado com a experiência
Ok, vou dar um exemplo para ficar mais fácil de entender. Vamos dizer que você assumiu a Forma Rastejante e precise escapar de um inimigo. Imagine que um lobisomem te considere uma ameaça. O problema é que agora o garou é imenso comparado a você. Ele é tão grande que você mal pode ver sua cabeça caso ele esteja de pé. É como tentar ver um outdoor em cima de um prédio de 40 andares: você sabe que está lá, mas pode não ser capaz de lê-lo. Sim, claro..você pode escalar uma parede e até o lobisomem para ver melhor. A questão é que sua mente não é capaz de processar tanta informação como você talvez imagine. Você não está vendo só o lobisomem gigante, você o estará vendo de mil perspectivas diferentes. Se você quiser experimentar isso num ambiente seguro, vá a uma loja de departamentos que venda televisores, ligue umas 50 em canais diferentes e tente prestar completa atenção no que acontece em todas as telas. Sim, posso ver você dando uma pausa agora, multiplique então este caos por 200 e veja se consegue manter o foco em alguma coisa. E enquanto você está tentando pensar o que fazer diante de todas estas imagens, o lobisomem não vai ficar simplesmente parado esperando. Ele vai fazer tudo que puder para te destruir.
Portanto, ao contrário de tentar pensar racionalmente ao ver por muitas perspectivas, é melhor criar aranhas líderes e acompanhantes. As líderes são aquelas que dizem as restantes o que fazer. São também aquelas que armazenam a soma de suas memórias e consciência. Você pode criar quantas líderes quiser, mas o melhor que a maioria de nós pode controlar ao mesmo tempo e ainda funcionar adequadamente, são 10 aranhas líderes. Dez não é muito, mas elas ainda possuem controle total sobre as demais. Elas ainda podem dizer a massa de aranhas o que fazer e por qual caminho seguir. Isso implica que você pode mandar metade do seu corpo atacar o lobo mau enquanto a outra metade foge, se você assim desejar. Ou você pode ser esperta e dar o fora dali. Porquê? Por que 10 das aranhas guardam a soma de tudo que você é, todas as memórias que possui e cada decisão que tomou. Perca uma destas 10 e perderá um décimo de seu ser. Um décimo de sua vida e memórias desce direto pelo ralo se esta aranha for destruída. Quando se reconstituir para qualquer outra forma, perceberá a diferença, acredite em mim. Aconteceu comigo, é uma dor inimaginável.
Não somos um povo excessivamente emocional, mas quando você olha para o mundo com uma fração da sua consciência e memórias destruídas, é como perder o amigo mais próximo. Você lembra do sorriso de sua mãe quando era uma criança? Você lembra como se sentia quando ainda criança sua mãe te pegava no colo e te confortava depois de ter arranhado o joelho ou cortado o dedo numa lâmina que foi tola o bastante para querer segurar? Você se lembra do seu primeiro beijo? Lembra da primeira vez que impressionou seu melhor amigo ao fazer algo que ele não conseguia? Você gostaria de manter estas memórias e compartilhá-las o máximo possível? Então entenderá o que eu digo quando falo que estas memórias são frágeis, e podem ser esmagadas pelo pé de um estranho se você não for cuidadosa. Eu não sei nada do que aconteceu no período quando eu tinha de 29 a 50 anos. Por quê? Porque eu fui descuidada. Companheiras que posso confiar me disseram que tive um marido, e eu fui apresentada a meus filhos, mas não tenho memórias da aparência de meu marido e não consigo me lembrar dos primeiros passos de meus filhos nem do sabor preferido de sorvete que gostavam quando estavam sob meu teto.
Há um vazio nesta parte da minha vida, e nem mesmo ecos daquilo que um dia preencheu este espaço estão disponíveis para que eu os examine. Tenha cuidado...pelo bem de sua própra sanidade, tenha cuidado.
Bem, agora que já falamos deste problema, melhor continuar, não?
Dez parece ser o limite mais seguro e mais sábio número de líderes na forma Rastejante. Mais do que isso e você arrisca a desorientação, menos do que isso e perderá mais de si caso uma aranha líder seja ferida ou destruída.
Mas existem ocasiões onde você precisará de apenas uma líder. Quando você sentir que vai perder, é melhor tirar algumas aranhas do lugar e então fugir apressadamente. Não se importe em recolher seus pertences ou amigos, porque você não dispõe de tempo. Você precisa de uma nova massa corpórea o mais rápido que puder. Por quê? Porque você precisa sobreviver.
Isto é o básico. Você aprenderá mais com o passar do tempo

Nota: O livro continua falando da forma Rastejante, só que em outro tópico. Resumidamente o texto  diz que as ananasis podem dividir sua consciência entre todas as aranhas e abdicar temporariamente de sua mente racional, tornando-se apenas instinto. Existe inclusive um rito “relógio” que a ananasi pode usar para programar quando irá despertar deste estado.

Estatísticas

Lilian                        Pithus                    Rastejante
F+3                            F+4                        F=0
Des+3                        Des+2                    Des+6
Vig+2                        Vig+3                     Vig=0
Man-1                       Man-3                     Man=0
Ap-1                          Ap-2                       Ap=0 
Mordida F+1            Mordida F+3
Garras +2                  Garras +2
Dif 6                          Dif 7                       Dif 6

O narrador pode opcionalmente escolher refletir as diferenças físicas em tamanho entre fêmeas e machos nas estatísticas das Ananasis; mahos seriam mais leves e significativamente mais rápidos em tempo de reação do que as fêmeas. Se o narrador assim decidir, os machos teriam as formas Lilian e Pithus com as seguintes características.

Lilian                     Pithus
F+2                        F+3
Des+4                    Des+3
Vig+2                    Vig+3
Ap-1                      Ap-2
Man-1                   Man-3
Dif=6                    Dif=7
Mordida F+1        Mordida F+3
Garras+2               Garras+2

Todas as ananasis causam delírio com força total tanto na forma Lilian como na forma Pithus

Seus comentários e sugestões ajudam a melhorar o blog. Participe.

3 comentários:

Anônimo disse...

Embora tenha gostado das descrições, senti falta do sistema aplicado, como por exemplo as pontuações adquiridas.

Luk disse...

Bem observado,assim que puder vou adicionar as estatísticas das formas.

Anônimo disse...

Eu agradeceria. Até o momento, tenho uma certa impressão de que elas não são muito fortes se comparadas aos Garous e vampiros.

Postar um comentário