segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Qualidades e Defeitos - Elysium


Cria, Leal (3 ptos de qualidade)
A lealdade de sua cria vai além de qualquer Laço de Sangue,ela nasceu do verdadeiro afeto e afeição. Ela faria quase qualquer coisa para ajudá-lo, e você confia nela como jamais confiaria em outro Membro. Você se sentiria culpado se algo acontecesse com ela.

Iluminado (1-7 ptos de qualidade)
Você deu ao menos os primeiros passos no complexo caminho da Golconda. Apesar de não ter ainda chegado a esse estado único, você está mais apto a chegar nele que a maioria dos de sua espécie jamais estarão. A maior parte do seu tempo e gasto na procura por informação sobre a Golconda e na tentativa de progredir nesse difícil objetivo. Você já é capaz de se controlar bem melhor que a maioria dos Membros e tem um número de dados igual ao seu nível nessa qualidade que você pode utilizar em rolamentos para resistir ao Frenesi. Esses dados  só podem ser usados por você. Deve-se ter Humanidade 8 ou maior para possuir essa qualidade.

Propriedades (1 - 5 Pontos de Qualidade)
Você tem um número de propriedades que são suas há anos, e foram modificadas para atender às suas necessidades (esconderijos, rotas de fuga, alarmes...). Estas propriedades podem ser construções antigas (museus, castelos...) ou apartamentos complexos etc. Para cada ponto de Qualidade você terá duas propriedades.

Companheiro Múmia (5 ptos de qualidade)
Uma das poucas Múmias do mundo é sua companheira ou associada. Sua relação é relativamente igualitária, nenhum é capaz de dominar o outro, e você acha isso reconfortante. Apesar de não ser condenável pelos Membros, ambos dão duro para manter sua relação em segredo. Outros anciões poderosos podem querer tirar proveito de seu companheiro e dos benefícios que ele, ocasionalmente, lhe dá. Outros Membros podem até mesmo tentar destruir a múmia ou virá-la contra você ao invés de dá-lo acesso à grande quantidade de informação e habilidades que ela possui.

Paramour (3 - 5 Pontos de Qualidade):
Você tem um relacionamento longo (75 anos, pelo menos)com outro(a) Cainita. Apesar de  eventuais desentendimentos,vocês são leais um ao outro. Você têm se ajudado mutuamente ao longo dos anos, e você sofreria muito se algo acontecesse ao seu amor. O custo desta  Qualidade depende do poder relativo e posição de seu Paramour na sociedade Cainita  (3 para Ancilla, 4 para outro ancião de poder equivalente, 5 para um ancião mais poderoso).

Paranóia, Limitada (2 ptos de qualidade)
Você sabe que existem muitos vampiros, caçadores, Garou e similares que adorariam destruí-lo. Você se mantém fora do seu caminho para preparar planos de reação, muda seus hábitos e seu padrão de movimento, se tornando assim um alvo difícil. Como resultado, parece que você tem menos chance de ser atacado de surpresa (-1 na dificuldade para  descobrir emboscadas e coisas do gênero).

Paciência (3 ptos de qualidade)
Você adquiriu a capacidade da paciência em todos os sentidos. Paixões podem queimar; mas como dizem, vingança é melhor servida fria. Vez ou outra, com paciência o suficiente, novos horizontes se apresentam, inimigos crescem incautos e o momento se apresenta. Aqueles que esperam e observam estão em posição de tirar vantagem da lentidão do tempo. Graças à sua habilidade com a paciência todos os rolamentos para Frenesi são feitos com um modificador de -1 de dificuldade. 

Cria Poderosa (1-5 ptos de qualidade)
Você tem uma cria em posição de poder na sociedade vampírica. Essa cria é leal, e vez por outra serve como ótima fonte de informação e proteção. Apesar de algumas vezes lhe pedir favores, você está definitivamente no controle desse relacionamento, como um Senhor deve estar. O custo dessa qualidade vai depender do poder e posição da cria (1 para um lider anarquista, 2 para um Arconte, 3 para um primogênito, etc., que será determinado em conjunto com o Narrador). Essa qualidade deve ser comprada
separadamente para cada cria. Para que a cria tenha um Laço de Sangue com você custará 2 pontos adicionais. 

Prestação de Contas (2-6 ptos de qualidade)
Um ou mais Membros atualmente lhe devem algum favor. Você pode ter lhes presenteado com itens materiais em algum momento do passado, ou na semana anterior, mas eles sabem que lhe devem um favor. Isso lhe garante uma vantagem em seus negócios com esses Membros (-1 dif. em qualquer teste de influência contra eles). Apesar de não desistir de sua posição facilmente, você pode cobrar o débito (ou débitos) em troca de ajuda. Essa ajuda deve ser compatível com o valor inicial do presente concedido. O número de pontos em "Prestação de Contas" deve ser determinado pelo jogador e o Narrador, baseados no número e magnitude do débito que lhe pertence, e a importância do Membro que lhe deve. A natureza exata dessa qualidade deve ser marcada no diário (ficha estendida) do personagem ou em sua memória.

Prole Bastarda (2 Pontos de Defeito)
Você criou um ou mais vampiros sem a permissão do Príncipe ou Justicar. Pelas leis dos Membros, você e a criança podem ser alvos de uma Caçada de Sangue se este segredo vazar. O defeito é cumulativo e deve ser adquirido para cada bastardo gerado.

Prole Vingativa (2 Pontos de Defeito)  
Uma de suas crianças detesta você e age ativamente para prejudicá-lo. Talvez também esteja atrás do seu sangue...

Tendência Suicida (1-5 ptos de Defeito)
Você possui um desejo inconciênte de sofrer a Morte Verdadeira. A procura por sangue, a política e a dor,o constante conhecimento de toda a eternidade pendem à sua frente, e talvez sua covardia; todos têm seus efeitos. Apesar de nunca ter feito nada para ferir-se, você tende a se colocar em perigo em momentos difíceis. Em algum momento da história, o Narrador pode pedir que você role novamente um teste de Conhecimento em que obteve sucesso. O que tiver menor sucesso dos dois será o resultado da sua ação. O Narrador pode fazer isso tantas vezes por história quantos pontos você colocar no Defeito.

Diabolista Conhecido (5 Pontos de Defeito):
Você cometeu Diablerie pelo menos uma vez para atingir sua posição atual de poder. Embora a maior parte da Sociedade Cainita não esteja ciente do seu crime, alguns anciões estão - e esse conhecimento está lentamente se espalhando. Você corre o risco de ser repudiado ou alvo de uma Caçada de Sangue. Outros anciões com certeza podem usar a Informação para forçar você a apoiá-los. Você recebe +3 na dificuldade em testes Sociais ao lidar com anciões que conhecem seu segredo.

Diabolista Desconhecido (2 Pontos de Defeito):
Você cometeu Diablerie com seu Senhor. Se este segredo for descoberto, você corre o risco de ser empalado e deixado ao sol. Você está sempre alerta em relação a Cainitas que procuram informações sobre o seu Senhor e a triste morte ou desaparecimento dele...
  
Isolação Emocional (1 pto de Defeito)
Você tem visto muitos amigos e familiares, Membros e humanos, se perderem no rio de tempo e serem lançados ao esquecimento. A dor de ver tantos morrerem enquanto você continua a existir é terrível de se suportar, tão terrível que você se isolou emocionalmente de todos os outros. De vez em quando você sai frio e sem sentimentos, mas o que significa isso pra você? Agora vocÊ está salvo da dor. Devido sua total isolação emocional, você recebe +1 de dificuldade para qualquer rolamento Social envolvendo emoção e não pode gastar experiência no Talento de Empatia.

Ennui (4 pts de Defeito)
Você está cansado do Mundo. Você já viu muito do mundo para saber que nada é verdadeiramente novo. Os mesmos acontecimentos e as mesmas, paixões ficam se repetindo uma vez após a outra. Com apenas uma mudança de aparência externa e uma troca de nomes através dos anos. Raramente você presta atenção àqueles a sua volta, assumindo que sabe tudo que deve saber sobre ele, já que descobriu a papel deles no mundo (+1 dif. para testes de percepção com pessoas que você conhece). De acordo com seu conceito sobre a predictabilidade dos outros, você também ganha +1 dif. na primeira ação depois de um ataque surpresa (como uma emboscada).

Matricida / Patricida (4 ptos de defeito)
Você cometeu Diablerie em seu Senhor. Se essa informação se tornar pública entre outros vampiros você será um proscrito, ou talvez colocado ao sol. Você é certamente um alvo fácil de chantagens, e deve sempre estar alerta para sinais de outros Membros a procura de informações sobre seu Senhor e sua recente debandada (ou "desaparecimento").

Paranóia, Severa (3 ptos de defeito)
Você está certo que o mundo está cheio de criaturas e pessoas que desejam sua destruição. Contudo, você não se preocupa muito com aqueles que desejam isso a distância. São os que estão próximos, aqueles que detém alguma ligação com você que são o perigo. Claro, nem todos os seus associados e chamados "amigos" são seus inimigos (Provavelmente nenhum deles é). Contudo, você sabe que ninguém faz nada que não acredite ser para benefício próprio. Você está sempre alerta para os sinais de que um ou mais dos seus chegados esteja pretendendo cometer diablerie em você, lha empalar, ou algo pior. Sempre que alguém próximo a você faça algo que pareça sem propósito, você deve ser bem sucedido num teste de
Autocontrole para resistir marcá-lo como um inimigo traiçoeiro, implacável e pronto para destruí-lo (e tomar uma atitude apropriada contra esse monstro!). O Narrador pode também decidir que as atitudes de um companheiro sejam suspeitas e pedir o rolamento.

Pobreza (1 pto de defeito)
Você é muito pobre para um vampiro ancião. Ou você nunca se preocupou em guardar nada com o passar dos anos, ou você desperdiçou sua riqueza por razões obscuras. Você não pode comprar Recursos..

Dever Favores (1 - 5 Pontos de Defeito)
Você deve favores a um ou mais Cainitas. O débito pode ter ocorrido há anos ou na semana passada, mas o Cainita a quem você deve o favor ainda existe - e adquiriu algum Status sobre você. O valor deste Defeito deve ser decidido em conjunto com o Narrador. O número, magnitude e a quem são devidos os favores determinam o valor do Defeito. Você ainda recebe +1 de dificuldade em testes para influenciar este Cainita.

Recém-Desperto (3 Pontos de Defeito)
Você esteve em torpor durante séculos e acordou recentemente. O mundo mudou muito, o choque cultural é imenso, e apenas a sociedade Cainita faz algum sentido para você. Você recebe +2 nas dificuldades em testes envolvendo tecnologia e interações sociais (exceto com anciões). Um uso divertido desta falha é gerar um personagem com as regras de Vampiro: Idade das Trevas, talvez no século IX ou X, e colocá-lo em torpor no início do século XIII até o XX. Quando este vampiro despertar, a sociedade humana terá mudado, a sociedade Cainita também terá mudado e as próprias Disciplinas terão mudado.

Rotina (2 ptos de defeito)
Com o passar das eras você caiu numa espécie de rotina. Você tende a ir aos mesmos lugares na mesma época do ano, e mudar de refúgio numa ordem frequente. Se outros estudarem seus hábitos de perto, eles podem tirar vantagem disso para ferí-lo. O Narrador pode baixar de 1 a 3 pontos a dificuldade para qualquer um que tente surpreendê-lo, dependendo da natureza da situação. 

Arrogância (1 a 3 ptos de defeito)
Você sabe que merece toda e qualquer mérito que receba. Você é particularmente apaixonado por Membros que notam sua inferioridade ante sua óbvia superioridade, apesar de você considerar qualquer um que fale bem de você melhor e mais inteligente que a maioria. Devido sua arrogância e sua paixão por aduladores, você recebe um aumento de 1 a 3 pontos na dificuldade para resistir a tentativas de Manipulação usando bajulação (o modificador é dobrado se tiver especialidade em bajulação). O modificador é determinado pelos pontos de defeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário