sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Uso da Fé contra os seres sobrenaturais

Depois de ter feito o compêndio de Infernalismo, não é má ideia fazer um compêndio sobre fé. Que tal?

A fé é particularmente valiosa contra os seres sobrenaturais. Seus efeitos variam do sutil ao esplêndido. Em alguns casos é previsível, mas nunca é mundana e nunca deve ser considerada como de efeito garantido.

Vampiros
Os vampiros estão entre os seres sobrenaturais que mostram a reação mais visível a um Inquisidor utilizando sua fé. A fé pode fornecer proteção contra um vampiro, repelí-lo ou até mesmo causar-lhe dano.
Um mortal tentando manter um vampiro a distância deve apontar seu símbolo sagrado na direção do vampiro. O mortal deve rolar sua pontuação de fé (dificuldade igual a Força de Vontade do Vampiro). O número de sucessos atingidos determina o número de passos para trás que o vampiro deve dar. Se forem atingidos 5 sucessos, então o vampiro fugirá, e caso isso seja impossível tomará um nível de vitalidade de dano não agravado: a dor é tão grande que todo o corpo do vampiro é devastado pela agonia. Esta opção é um tanto diferente da apresentada no livro Caçadores Caçados; o narrador deve determinar qual método prefere.
Se o mortal pressionar seu símbolo sagrado contra o corpo do vampiro (borrifar água benta, pressionar um crucifixo etc), o vampiro receberá dano: o número de sucessos determinará quantos níveis de vitalidade não agravado serão recebidos. Como uma opção, o narrador pode adotar que 5 sucessos causam um nível agravado de dano.
Note que nas crônicas padrão de vampiro, o vampiro faz uma rolagem de Força de vontade contra a pontuação de fé do mortal, e o número de sucessos determina o número de passos para frente que podem ser dados. Num jogo onde haja uma combinação de jogadores mortais e vampiros, a fé e a Força de Vontade serão uma rolagem disputada. O combatente com mais sucessos vencerá o conflito.
Aliás, os Carniçais não têm problemas para entrar em solo sagrado, exceto talvez por um leve tremor ou apreensão.

Lobisomens
A fé, quando utilizada contra lobisomens tem efeitos menos dramáticos do que quando utilizada contra vampiros. Ao invés de causar dano físico ou mantê-los a distância, parece por a prova a força de seus poderes bestiais. Um lobisomem que deseje matar um Inquisidor pode simplesmente caminhar em sua direção e fazê-lo, mas quaisquer de seus poderes alimentados pela fúria podem ser bloqueados.
Quando um mortal com fé está confrontando um lobisomem, o mortal deve fazer uma rolagem de fé (dificuldade igual a pontuação de fúria do lobisomem). Cada sucesso adiciona 1 na dificuldade das rolagens de fúria do lobisomem.
Do mesmo modo, um mortal com fé pode retirar um lobisomem do frenesi. Uma rolagem bem sucedida de fé (novamente com dificuldade igual ao nível de fúria do lobisomem) e o gasto de um ponto de força de vontade acalmará um lobisomem em frenesi.

Magos
Bruxas e cabalas de feiticeiros há muito infestam a sociedade mortal. Em algumas situações sua magia é sutil como um sussurro, noutras são intensas tal como um grito vulgar. A despeito disso, aqueles com fé verdadeira estão protegidos destes feiticeiros.
Inquisidores e outros mortais podem usar fé como forma de contramágica: cada ponto de fé fornece ao mortal um dado de contramágica.

Aparições
A Sociedade de Leopoldo se divide com relação à natureza das aparições: alguns Inquisidores sentem que elas são verdadeiramente espíritos humanos, enquanto outros acham que elas são apenas espíritos demoníacos que requerem a fachada de um humano morto. A despeito de sua verdadeira origem e natureza, as aparições são conhecidas por usar uma habilidade verdadeiramente insidiosa: a possessão.
Os mortais podem ser protegidos de tais tentativas de possessão. Uma Aparição tentando possuir um mortal em qualquer aspecto deve fazer uma rolagem contra a Força de Vontade do alvo (para mais informações veja Aparição: o Esquecimento págs 167-169). Se o mortal possuir fé, então sua fé será adicionada a sua Força de Vontade.
Mortais que estejam tentando se proteger de uma aparição podem adicionar sua pontuação de fé a sua Força de Vontade para o propósito da rolagem de proteção. Uma pontuação mínima de ritos 2 pode tomar o lugar do Ocultismo 3 que geralmente é exigido.
Exorcistas que desejem exorcizar uma aparição que esteja possuindo alguém, devem rolar sua fé (dificuldade igual a Força de Vontade da Aparição); alguma forma de símbolo sagrado é necessária para um verdadeiro exorcismo. Se o ritual de exorcismo for usado (o qual irá, tal como os símbolos sagrados, variar em natureza em função da tradição do exorcista) então a habilidade de Ritos do exorcista pode ser adicionada a sua pontuação de Fé. Um exorcismo irá dissolver qualquer ligação consorte que tenha sido construída pela Aparição, que precisará repetir todo o processo novamente.

Os infernais
Os demônios e outras criaturas infernais podem ser mantidas a distância ou feridas do mesmo modo como os vampiros. E da mesma forma podem ser exorcizados como as Aparições.

Fonte: Livro The Inquisition págs 66 e 67




2 comentários:

Alexander disse...

Gostaria de ver esses tipos de materiais pro Crônicas das Trevas tbm. Sei que o blog é sobre o antigo Mundo das Trevas,mas não custa nada sonhar hehehe...

berserker disse...

seria maravilhoso se rolar esse compedio de fé

Postar um comentário