quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Trocando Idéias: Blog Rpg Brasil Crítico




Olá Pessoal,

Recentemente andei trocando uma idéia com o pessoal responsável pelo Blog Rpg Brasil Crítico. Os caras são super gente boa e procuram postar material com frequência invejável. No blog deles é possível encontrar matérias, traduções e podcasts, vale a pena dar uma conferida (o link está no menu da esquerda).
Abaixo seguem algumas perguntas que eu fiz e estou divulgando com permissão, para que  quem não conheça ainda possa ter uma idéia melhor do bom trabalho que eles estão fazendo, e quem sabe, seguir o exemplo hehe.

1 - Como surgiu a idéia de criar o blog do RPG Brasil crítico?
Eu San Olligan – João Vitor estava meio que com dificuldades de postar matérias na nossa pagina do facebook, visto que queria matérias mais bem boladas e com mais “corpo”. Logo sem avisar os outros eu criei o blog para fazer um teste e ver se funcionaria, apresentei para os outros o funcionamento do Blogger e como poderíamos desenvolver ali e eles acabaram gostando mas ainda sim foi uma adaptação difícil, então o blog demorou para realmente ter matérias fixas e semanais, mas a um tempo atrás decidimos que o blog realmente era a plataforma de melhor exposição para o que queríamos fazer. Quanto ao nome o RPG Brasil critico, na verdade era pra ser só RPG Brasil, mas infelizmente não tivemos essa opção kkk então o critico foi colocado, mas usualmente só nos referimos ao nosso blog como RPG Brasil mesmo.

2 - O que lhes motivou a arregaçar as mangas e sair da inércia tão característica das mesas de RPG de hoje em dia?
Nós já acompanhávamos algumas paginas de RPG no facebook, mas nós sempre percebemos que o foco de muitas era mais em relação a falar com quem já conhecia, do que ajudar quem está começando, nós queríamos ajudar ambos. Desde a criação da nossa pagina no facebook, nós buscávamos uma interação com o público, saber só sobre o que eles queriam ler de verdade, fazer conteúdo que eles buscavam e não encontravam com tanta facilidade. Mas o plot do nosso blog e pagina, foi quando decidimos reformular tudo e começar o Storycast.

3 – Quais foram as maiores dificuldades iniciais? Como elas foram superadas?
As principais dificuldades iniciais que logo notamos foi à parte de divulgação, pois não tem nada mais complicado do que arranjar boas parcerias com um numero pequeno de membros na pagina, porem isso veio a melhorar quando a gente se programou melhor para a pagina do Facebook e para o Blog, pois o publico fiel da pagina agora sabe que lançaremos com compromisso nossas matérias e storycast, e se algum imprevisto vier a acontecer nós estaremos sempre notificando os motivos para isso acontecer. Ouvir as sugestões e opiniões construtivas dos membros seguidores é também sempre a melhor opção para se estruturar de uma boa maneira.

3.1- Quem são as pessoas por trás dos post e das vozes que vemos/ouvimos no blog?
Eu sou o João Vitor e sou o San Olligan no blog RPG Brasil, tenho 22 anos, jogo RPG a 7 anos sou de Mutum Minas Gerais e curso atualmente faculdade de Farmácia em Colatina-ES.
Niik~:Eu sou o Pedro Soares, tenho 19 anos,sou de Mutum-MG e hoje estudo em Colatina-ES.
Eu me chamo Luiz Felipe no Blog RPG Brasil eu atendo pelo codinome Soul , tenho 22 anos, e sou o irmão gêmeos João Vitor (San Olligan), também sou de Mutum – Mg, atualmente eu estou cursando Sistemas de Informação em Colatina – ES.
Eu sou o Sr. Brum na página, mas me chamo Rafael, tenho 25 anos, sou estudante de Fisioterapia na UFES, sou viciado em medieval e coisas do gênero, sou fã do Ciclope e do Capitão América e detesto o Homem de Ferro. E detesto qualquer RPG que não tenha envolvimento de magia na temática.

4- Quais seus clãs/tribos/sistemas preferidos/odiados etc e tal?
San Olligan: Minha linhagem favorita em vampiro a mascara são os Samedi, por conta de sua historia e mesmo sua falta de historia me deixam muito intrigado querendo saber mais sobre eles. Minha tribo favorita é de longe os Peregrinos Silêncios por conta de serem carregadores das melhores historias e passagens pra mim em lobisomem. Cara meu sistema que mais amo claramente é storyteller, mas tenho uma aversão para com o tal do mighty blade, não consegui engolir muito o sistema e a historia kkkk, na verdade acho que tenho uma leve aversão com os medievais fantásticos, nada contra, mas não sou muito ligado a eles.
Niik~:Falar um só clã é meio difícil, já jogamos a algum tempo, mas meus preferidos são: Tremere, Baali e Ventrue. Meu sistema preferido é o Storyteller, apesar de ter jogado bons anos de 3D&T.Em relação a sistemas que eu gosto menos, é difícil, acho que todo sistema tem suas vantagens e desvantagens, mas eu nunca fui muito fã de jogos com a temática medieval.
Soul. - Eu na verdade sou o mestre de Vampiro a Máscara na mesa aqui da equipe da RPG Brasil a 6 anos e por isso nunca tive um clã em especifico de paixão, porem ultimamente o San Olligan iniciou um Vampire Dark Age no qual eu sou um lasombra, e devo dizer que me simpatizei muito com o clã. Chegue a jogar lobisomem o apocalipse e a ler o livro dos Garras Vermelhas, por mais que seja minha tribo favorita este jogo não foi muito para frente. Obviamente o meu sistema favorito é Storyteller (e é melhor que Storytelling kkkkkkk). Agora o meu sistema “menos favorito” na verdade são todos os medievais fantasiosos (com EXCEÇÃO qualquer coisa que envolva Senhor dos Anéis), já tentei jogar Might Blade e definitivamente não deu certo, assim como D&D, pode ser por falta de experiência na área.
Sr. Brum: Meu sistema favorito com certeza é o Storyteller por achar que dentre os sistemas é o que torna o RPG mais próximo da realidade, e embora o 3D&T tenha sido minha base, é o sistema que eu tenho menos afeição. Meu clã favorito é o Giovanni e minha tribo favorita é Senhores das Sombras

5- São todos narradores ou assim como eu há só um para assumir este cargo? Rsrs
Já jogamos de diversas formas possíveis, desde mestre rotativo até um mestre fixo, nesses 7 anos que jogamos, nós tivemos alguns jogos diferentes, então sempre alguém assume a bomba, mas a gente sempre mantém mais de um jogo rolando para o caso do mestre fixo do nosso jogo principal querer jogar também. Talvez por esse sistema de jogo a nossa mesa esta a tanto tempo junto.

6 - Quem é responsável pelo q na “montagem” do blog?
San Olligan – Responsável pelas edições do podcast o Storycast e faz matérias semanais no blog.
Soul. – Responsável pela edição de imagens e também faz matérias semanais no blog.
Niik – Responsável pela divulgação do blog e Storycast e também faz matérias semanais no blog.
Sr.Brum – Responsável pelas pautas do Storycast e também produz matérias semanais no blog.
O Blog tem matérias semanais nos dias, Segunda, Terça, Quinta e Sexta. O Storycast fica a parte não tendo um dia exato para ser postado, por conta de nem toda semana conseguimos nos juntar para gravar, o que nesse final de ano devido as atividades das faculdades e vestibulares fica um pouco mais difícil.

7 - Qual a visão que vocês têm a respeito do blog e a respeito da importância de divulgar o hobby?
Nós levamos o nome RPG Brasil, principalmente por que nos vemos muita importância em divulgar materiais que ajudem a melhorar a experiência de jogadores no Brasil. O Blog veio a ser uma ferramenta muito útil para iniciar essa trajetória, já que com a sua criação nos mudamos o nosso foco que antes era nossa pagina no Facebook para se dedicar especialmente para o Blog.

8 -Como vocês o qualificam {de rpg em geral? De um(ns) sistema(s) específico(s)?} .
Nosso blog claramente tem um segmento mais para o sistema Storyteller, pois é o que nossa equipe mais gosta tanto de estudar quanto de jogar. Logo acho q sim, nosso blog é um blog do sistema storyteller, bom pelo menos por enquanto, estamos no começo ainda, com apenas 3 meses e meio a quase 4 meses de atividade de blog agora, então da tempo de aderir a outros assuntos claro.

9- Que tipo de foco vocês querem que o blog tenha?
Hoje nosso foco principal é no universo do WoD, mas gostamos bastante de postar dicas para quem ta iniciando no RPG, dicas que se enquadram em qualquer sistema ou tipo de jogos, mas queremos manter aberto postagens sobre outros jogos também.

10 - O que vocês pretendem fazer no futuro do blog em relação ao rpg?
Então, além de permanecer na parte de criar conteúdo, traduções e etc, nós começamos algo importante para a comunidade do RPG que é o nosso Storycast,a gente já conversa a muito tempo algo em relação a conteúdo de vídeo e etc. Porém o que almejamos a mais curto prazo é em relação ao calendário de conteúdo, queremos ter datas mais fixas e completas para a postagem de matérias e Storycasts.

Abraços e agradecimentos ao pessoal do Rpg Brasil Crítico


Acodesh


3 comentários:

Postar um comentário