Perda de Memória
A perda de uma aranha líder enquanto a Ananasi está na forma
rastejante é uma sugestão perigosa. Se precisa acontecer, cabe ao narrador
decidir quais lembranças foram perdidas. Podem ser memórias de infância ou
habilidades muito importantes. Você acha que é muito habilidoso com um
revólver? Você não o será mais se esta porção do seu cérebro estiver faltando e
você precisar aprender tudo de novo. E quanto a habilidade de falar? Bem, você
provavelmente manterá esta habilidade mas pode não entender todas as palavras
que lhe são ditas, mesmo em sua língua nativa. Cada aranha líder perdida remove
boa parte de suas memórias, incluindo funções motoras simples e eventos
importantes de sua vida. Você pode precisar aprender a andar de novo, pode precisar
usar fraldas até que consiga reaprender a controlar sua bexiga. Você pode não
se lembrar como se alimentar ou cozinhar. Pode vir a não ter a menor idéia do
que seja um carro, ou não reter nenhuma
recordação dos garou ou qualquer outro inimigo com os quais já
encontrou. Mas eles ainda vão se lembrar de você. Perca uma aranha líder e pode
perfeitamente esquecer que matou alguém
recentemente e foi flagrado no ato. Pode até esquecer que é uma Ananasi, e no
processo esquecer todos os dons que aprendeu.
O narrador deve se sentir encorajado a usar a perda de uma
aranha líder como uma ferramenta interessante para a narração da crônica, mas
também supostamente devem se certificar de que o jogador cuida bem de suas
aranhas líderes. Se você perder uma, provavelmente sairá da experiência com
pelo menos algumas habilidades, dons e memórias destruídas. Exatamente o que
será perdido está totalmente nas mãos do narrador (encorajamos que o narrador
seja firme e justo nesta questão)
Quanto mais aranhas líderes forem perdidas, mais difícil
será lembrar-se de coisas simples e até mesmo os poderes dados ao personagem
por Ananasa. Caso perca todas as líderes, não mais terá um personagem em si:
haverá apenas um grande grupo de aranhas que seguirão por caminhos diferentes o
mais rápido que puderem.
Perspectiva da Forma Rastejante
Para a maioria das aranhas o mundo dos humanos é
simplesmente muito vasto para que consigam compreender. Imagine estar no
coração de Manhattan e ver as coisas ao seu redor se movendo por vontade
própria e talvez pensar que humanos devem certamente se parecer com aranhas.
Agora imagine ser um ser humano e se transformar numa
aranha, ou mais exatamente mil aranhas. As mentes humana e aracnídea não foram
desenhadas para ver o mundo de mil perspectivas diferentes ao mesmo tempo. Por
esta razão, e para refletir as mudanças que isso provoca na habilidade de
compreender totalmente o mundo, o seguinte sistema deve funcionar bem o
bastante para indicar a repentina mudança de perspectiva.
Se o jogador desejar que seu personagem assuma a forma
Rastejante, deve escolher o número de aranhas líderes que irá adotar. Se o
número for menor ou igual a 10 não haverá efeito em sua capacidade de reagir.
Se escolher adotar mais do que 10 líderes, haverá uam dificuldade de +1 em
todas as suas rolagens de Percepção e Força de vontade. Isto é cumulativo,
portanto se decidir adotar 15 líderes, haverá uma dificuldade de +5 nos mesmos
testes como resultado da desorientação. Adicionalmente, para cada 2 líderes
acima de 10 haverá uma dificuldade de +1 para todos os testes de Raciocínio;
que também é cumulativa.
Construindo tudo novamente
Com todas as desvantagens de se estar na forma Rastejante, é
fácil ignorar a maior vantagem desta forma. A forma Rastejante é uma defesa é
um sonho de defesa que se torna realidade. É absurdamente difícil matar todas
as aranhas que constituem o corpo da Ananasi, e a não ser que se seja muito
sortudo, é quase impossível matar todas as aranhas líderes “Ah mas você pode
usar um inseticida e matar todas elas”. Com certeza. E no tempo que você leva
para desembrulhar o inseticida e acioná-lo, provavelmente as aranhas já terão
ido embora – todas as aranhas que são importantes. Os já mencionados
lança-chamas também são muito bons, mas mesmo com uma explosão de líquido
inflamável, é provável que uma ou duas escapem. Uma Damhan levará as aranhas
líderes para longe do combate e as esconderá em qualquer lugar pequeno onde
consigam entrar. Uma fenda na parede, um canto no sofá, uma dobra na roupa do
inimigo – são todos lugares aceitáveis para se esconder.
Mas ainda que o corpo principal de um metamorfo aranha seja
destruído, nem tudo está perdido desde que as aranhas líderes ainda estejam
vivas. Se trata simplesmente de uma questão de reconstruir a massa corporal.
Inicialmente ananasis aracnídeas precisam devorar muitas outras aranhas até
acumularem a massa necessária para se tornar um verdadeiro metamorfo aranha.
Algumas vezes este processo leva anos, pois há outros predadores que precisam
ser evitados, e porque nem todas as aranhas estão dispostas a se tornar a
refeição da Ananasi. Mas uma vez que o objetivo tenha sido atingido, na segunda
vez a Ananasi pode convocar aranhas para se regenerar. O mesmo ocorre com uma
Ananasi que tenha sido reduzida a uma ou duas aranhas líderes . Usando os dons
certos, ou meramente suas habilidades de caça, a ananasi pode reconstruir um
novo corpo numa questão de dias ou semanas. Elas sabem como executar este
processo e provavelmente já possuem muita prática. O que são algumas semanas no
grande esquema das coisas?
Ah mas existem outros métodos. A ananasi não precisa caçar
centenas de aranhas para reconstruir seu corpo, pelo menos não quando pode
caçar apenas um ser humano. Todas as Ananasis possuem um poderoso senso de
autopreservação, e a maioria fará o que for preciso para assegurar a própria
sobrevivência. Ao contrário dos outros Ovid, as Ananasi têm uma opção que é
radical e muito efetiva. Elas podem assimilar por completo uma outra pessoa,
entrando em seu corpo e devorando toda sua massa corporal.
Como é possível a uma pequena aranha comer uma pessoa
inteira? Não é algo fácil. É preciso tempo, sagacidade e um forte desejo de
sobreviver a qualquer custo. A melhor hora de pegar um novo corpo é enquanto
seu atual dono estiver dormindo. A aranha deve penetrar no corpo do alvo,
preferencialmente no cérebro, onde a massa cinzenta é mais macia do que a
maioria dos outros tecidos e pode ser facilmente consumida. Isto pode ser feito
com diversos dons diferentes que a maioria das Ananasis já possui, como o
dom Enterrar. Uma vez dentro do cérebro,
precisam comer rápido. Como aranhas não podem comer alimentos sólidos, devem
liquefazer mesmo os tecidos moles do cérebro e em seguida bebê-los. Todo o
líquido que consomem desta maneira imediatamente se torna parte da massa
corporal da Ananasi. Em aproximadamente uma hora a ananasi pode devorar todo o
cérebro da vítima.
Neste ponto o corpo deveria ter morrido, mas não é esse o
caso. A ananasi no processo de consumir a pessoa deste modo, é ajudada pela benção
de Ananasa. Enquanto consome o cérebro, a ananasi estende parte de si mesma
pelos nervos e assume as funções autônomas da vítima. Isto é efetivamente o
mesmo de se tornar uma líder e uma drone novamente. A líder continua a comer e
a drone continua a jornada pelo corpo. Quando todo o cérebro é devorado e a
drone tiver assumido todas as funções do corpo, a líder começa a comer
novamente, devorando a carne,
assimilando-a e a substituindo por mais drones, até que todo o corpo
tenha sido destruído. O processo inteiro leva aproximadamente 4 horas.
Uma vez que o corpo tenha sido consumido, a ananasi terá a
massa necessária para continuar sua vida como um metamorfo aranha pleno, com
algumas poucas mudanças. Primeira e mais importante – a bagagem genética da ananasi
agora mudou. Assim como consumir tipos diferentes de aranha pode mudar a
aparência da Ananasi, o mesmo ocorre com a carne humana. Embora a ananasi que
infestou e devorou o corpo possa ter sido macho, o novo hospedeiro pode muito
bem ser uma fêmea. Raça, gênero e aparência humana serão alterados para se
adequarem a consciência do novo hospedeiro. Esta forma de canibalismo levou
diversas Damhan a uma espécie de imortalidade. É possíve escapar de caçadores e
inimigos com este método, ou simplesmente começar uma nova vida com uma nova
identidade.
As ananasis fazem o que é preciso, e poucas destas sentem
algum remorso por matar um humano de modo a conseguir um novo corpo, da mesma
maneira que não sentem remorso por comer aranhas com o objetivo de ficarem maiores
e mais fortes. É uma simples questão de sobrevivência.
Talvez o mais desconcertante efeito colateral desta
experiência para a Ananasi é o fato de que também ganham as memórias de suas
vítimas no processo. As memórias raramente são tão vívidas como as reais experiências
de vida do metamorfo aranha invasor, mas podem ser acessadas para se
assegurarem sobre quem agra se tornaram e o que ou quem é relevante para esta
pessoa. Uma quantidade considerável de pessoas acordaram depois de uma noite de
sono e descobriram que seu companheiro parece ser uma pessoa completamente
diferente. Algumas destas pessoas estão absolutamente certas. A pessoa com quem
estavam foi morta e substituída por uma Ananasi. Os únicos sinais de que algo
possa ter acontecido de errado na noite anterior se resumem a movimentos de
incômodo e sons de um sono desconfortáve de seu parceiro durante a noite.
Agora dando prosseguimento as questões que restam:
Por que uma Ananasi
não se divide em algumas aranhas líderes e invade duas ou mais pessoas?.
Duas razões – Cada ma teria apenas uma fração das memórias
originais, e mais importante, o espírito secundário morre. Parece que Ananasa
não permite tal coisa, suas crianças já tentaram e falharam. Além do mais, você
realmente gostaria de uma outra pessoa vagando por aí com acesso a algumas das
suas memórias pensamentos mais íntimos?
O que acontece se a vítima acordar no processo?
A primeira coisa que a vítima perde é seu cérebro, o que
implica que muito antes do processo ter sido concluído, qualquer tentativa de
erradicar a aranha invasora seria impossível. E como o cérebro não sente dor a
vítima não teria como saber que há algo errado antes de ser tarde demais
Com qual freqüência o metamorfo aranha pode fazer isso?
Com a freqüência que desejar mas com um inconveniente que a
impedirá de quere fazê-lo com freqüência. Cada vez que a Ananasi fizer isso,
haverá um custo de um ponto de Gnose permanente. Isso se torna oneroso com o
tempo.
Então um metamorfo aranha pode realmente se tornar imortal
ao trocar de corpos?
Sim, mas somente com as seguintes limitações:
Primeira: Ananasa, a Rainha-mãe, não garante a imortalidade
a suas filhas. Se sentir que suas filhas estão usando mal este poder ou que não
mereçam continuar a usá-lo, irá impedir a regeneração de funcionar. Ananasa é
muito ativa na vida de suas filhas,mesmo estando aprisionada..
Segunda: Ananasa criou as ananasis com limitações físicas
para se assegurar de que nunca se considerariam acima dela ou da Tríade. Com a
exceção de que a Damhan tentando invadir outro corpo esteja em perigo de ser
destruída, só é permitida a mudança de identidade para aqueles que tenham feito
por merecer aos olhos de Ananasa. Esta forma de imortalidade é uma recompensa
para a lealdade, não um mero benefício de se ser uma ananasi.
Quem decide quando uma ananasi pode fazer isso?
O destino (e mais importante, a necessidade da história) tem
um grande papel nesta decisão. Se a ananasi foi reduzida a um punhado de
aranhas, a metamorfo aranha pode impender a mudança simplesmente comendo. Se a
ananasi simplesmente quiser um novo corpo e identidade, a decisão se Ananasa
irá ou não permitir que a possessão ocorra está inteiramente nas mãos do
narrador.
O que acontece se a ananasi usar este truque para possuir o
corpo de um vampiro/lobisomem/changelin/outra criatura sobrenatural do mundo
das trevas?
Primeiramente, se você está pensando no poder ilimitado em
potencial, está desperdiçando seu tempo. As coisas não funcionam deste jeito.
Sim, um metamorfo aranha poderia potencialmente atacar e consumir um inimigo
com este método, mas não mudaria o fato de que uma ananasi é apenas uma ananasi.
Devorar um garou por dentro implica apenas que você matou um garou e assumiu
sua identidade. Embora isso seja um maravilhoso método para infiltração numa
seita, não dá ao personagem a repentina habilidade de mudar para as formas de
glabro a lúpus do lobisomem. Só implica que você se parece muito com alguém que
no passado foi um lobisomem. É o espírito assim como o corpo que faz de um
lobismem o que ele é. É o espírito que contém a fúria e permite a mudança de
forma. O espírito não fca por perto quando o corpo já foi destruído. O mesmo
acontece com magos, changelins e a maioria dos seres sobrenaturais – quando a
força de vida se esvai, se esvaem também os poderes. Por fim, vampiros não
podem ser possuídos desta forma. Tentar pode se mostrar interessante, mas as
ananasis não podem assumir as funções autônomas do corpo de um vampiro do mesmo
modo como fazem com corpos vivos. Novamente, o espírito que anima o cadáver não
fica por perto. Comer o cérebro do vampiro basicamente o faz sofrer a morte
final, e numa questão de segundos a ananasi tentando tal proeza irá se
encontrar repentinamente sugando cinzas ou a um cadáver em decomposição
By Acodesh
Breedbook Ananasi págs 120 a 122
Nenhum comentário:
Postar um comentário