Traduzido por Acodesh
Do Breedbook Ananasi págs 73 a 76
Pontos de Sangue
Ao invés de abastecerem seus poderes com fúria tal como os
garou o fazem, as ananasis possuem a capacidade de extrair poder do sangue que
bebem. Esta reserva de poder é representada pela característica “Pontos de
Sangue”. Todas as ananasis possuem um limite máximo de 10 pontos de sangue, a
menos que possuam certos dons que as permitam reter mais sangue. Ananasi não
podem gastar pontos de sangue e de gnose no mesmo turno, exceto quando exigido
por certos dons.
+ Um metamorfo aranha
pode gastar um ponto de sangue para automaticamente mudar para qualquer forma
de sua escolha.
+ Uma ananasi pode gastar um ponto de sangue para ganhar uma
ação extra no turno
+ Ananasis se curam gastando pontos de sangue (veja Cura)
+ Metamorfos aranha usam pontos de sangue para abastecer
suas habilidades onde usam teia (veja Teias)
+ Alguns dons e ritos gastam pontos de sangue
Ananasis estão limitadas a gastar um ponto de sangue por
turno para qualquer propósito, a menos que tenham dons que digam o contrário. O
processo de metabolizar seu alimento líquido não é tão rápido como o gasto de
fúria. Um ser humano normal pode fornecer até 10 pontos de sangue antes de
estar completamente drenado, mas a maioria das criaturas só pode perder 20% de
seu sangue antes de estar com sua vida ameaçada. Retirar 5 pontos de sangue de
um ser humano irá hospitalizá-lo, mais do que isso certamente irá matá-lo.
Ao contrário dos vampiros, com os quais frequentemente se
associam, as ananasis não podem naturalmente usar seu sangue para aumentar
atributos físicos. Além disso, apesar de gostarem do sabor do sangue de outros
Ovid, as Ananasis não ganham bônus especiais ao beber o sangue de outras raças
metamórficas.
Cura
Embora Ananasa tenha construído bem suas
filhas, faltou-lhe o poder para abençoá-las com a regeneração. A não ser pelo
uso de dons e fetiches, as Ananasis se curam como humanos normais – exceto pelo
fato de que podem gastar pontos de sangue para curar seus ferimentos. Cada
ponto de sangue gasto cura um nível de dano não agravado; a Ananasi precisa
estar relativamente parada para fazer isso. Para curar um nível de dano
agravado em velocidade maior do que a de um ser humano normal, a ananasi
precisará gastar 5 pontos de sangue de uma só vez; isto demora uma cena
inteira. Entretanto, ao contrário dos garou e de outros metamorfos, as ananasis
podem usar seus poderes de cura sobrenatural na forma hominídea; mais
especificamente, podem usar pontos de sangue para se curar em qualquer forma
com exceção da Forma Rastejante (onde só podem se curar usando o dom Renovação
da Carne).
Ananasis podem pegar e transmitir doenças, e podem sofrer de
todos seus respectivos efeitos. Contudo, um metamorfo aranha pode purgar seu
sistema de uma doença gastando sangue. Isto é geralmente tratado como cura de dano agravado. A gravidade da doença determina o quanto de cura é
necessário; por exemplo, uma Ananasi se purgando de uma gripe teria que curar o
equivalente a 1 nível de dano agravado, enquanto outra que tenha contraído AIDS
ou lepra precisaria curar de 3 a 5 níveis de dano agravado. Desnecessário dizer
que é vantajoso beber muito líquido.
Olhos Múltiplos
Na maioria de suas formas as Ananasis possuem muitos olhos.
E é verdade, especialmente para as Ananasis nascidas humanas, que nem sempre
estão a vontade ao usarem vários olhos ao mesmo tempo. Embora tenham a melhor visão periférica do mundo das trevas,
ainda precisam efetivamente olhar para o que estão vendo. Só porque algo está
em seu campo de visão, não significa que a Ananasi realmente notou sua
presença. Por esta razão mesmo as Ananasis precisam fazer testes de Percepção
para notar a presença de algo. Adicionalmente, a menos que possuam certos dons,
as Ananasis não vêem automaticamente em 360 graus.
Membros múltiplos
As Ananasis possuem mais membros do que os outros Ovid, mas isso
não significa que elas automaticamente ganhem ações extras ou reduzam as
penalidades por ações extras. Isso apenas significa que possuem mais braços e
pernas. Os metamorfos aranha sofrem as mesmas penalidades em ações extras como
todo mundo, a menos que possuam dons que digam o contrário. Contudo é sempre bom
ter braços extras para carregar armas, ou caso um seja arrancado por um garou
irado.
Fúria e Instinto Primitivo
As Ananasis não possuem fúria; elas não são emotivas, e
certamente incapazes de demonstrar a ira sobrenatural que é a Fúria. Elas ainda
sentem dor e aflição, raiva e luxúria, mas para elas estes sentimentos são na
melhor das hipóteses fracos e mudos. Emoção é um luxo, um que elas mal podem
pagar. Fúria é um subproduto – ou destilação da – emoção, e simplesmente não
pode ser parte da constituição das Ananasis. Isso não implica que as Ananasis
sejam mais fracas do que os outros Ovid; elas apenas não são iguais a eles.
Para produzir efeitos similares em seus corpos, os metamorfos aranha precisam
consumir sangue quente de mamíferos.
Para mudar de forma as Ananasis testam Vigor + Instinto
Primitivo, exatamente como as outras raças metamórficas. A habilidade de mudar
de forma não é de modo algum afetada por sua falta de Fúria. Como subproduto
adicional de seu estado não emotivo, as ananasis não podem entrar em frenesi a
não ser que este seja sobrenaturalmente induzido (e mesmo assim a dificuldade é
aumentada em 2)
Renome
As Ananasis sobem de posto ao adquirir renome, exatamente
como as outras raças metamórficas. O processo é descrito em detalhes no
capítulo 2, mas os requisitos de renome para cada posto estão descritos aqui
(olhem a tabela no livro).
Talvez por sua aversão a confiar muito em nomes, as ananasis
não possuem títulos para seus diversos postos. O posto de um Damhan é óbvio
pros de sua raça. Os padrões descritos no capítulo 2 são tudo que é requerido
das ananasis de posto.
Apelo sexual
A despeito de sua falta de Fúria, as Ananasis são muito
predatórias, são criatura muito compelidas. São capazes de usar sua natureza
predatória (incluindo uma boa dose de feromônios) em sua vantagem, atraindo
membros do sexo oposto tanto para companhia como para alimentação. Em termos de
jogo podem ser usadas as regras de atração animal (LoA pág 218) rolando carisma +
Instinto primitivo – a única diferença é que enquando a dificuldade do garou é
sua pontuação de fúria, a da ananasi é 4.
Prata
As Ananasis, não tendo fúria, não sofrem vulnerabilidades
especiais com relação a prata. Elas podem absorver dano de armas de prata
normalmente, e podem carregar prata sem problemas. Elas não têm tais alergias
sobrenaturais, a despeito dos rumores sobre uma alergia a pesticidas. Obviamente
uma Ananasi ainda tomará dano agravado de uma klaive, mas isto se deve ao poder
místico da arma e não do material em que a mesma fora forjada.
Viagem pela Umbra
As Ananasis não viajam pela Umbra do mesmo modo que os
outros Ovid. Ao invés de encontrar um lugar onde a película seja fraca o
bastante e começarem a olhar para seus reflexos, as Damhan precisam assumir a Forma
Rastejante e literalmente rastejar pela Grande Teia. Uma vez na Umbra as
ananasis podem assumir a forma que desejarem. Para as Ananasis não existe outra
forma de alcançar os reinos espirituais.
A dificuldade para entrar na umbra depende da força da
película, e inversamente, lugares onde a Wyld prevalece causa para as ananasis
mais problemas do que os em que a Weaver é forte. A Grande Teia é seu único
modo de ganhar acesso a umbra, e onde os fios desta teia são poucos, é mais
difícil entrar no mundo espiritual.
Área Dificuldade
Laboratório de ciências
3
Metropole 4
Shopping pequeno 5
Estrada 6
Cidade do Interior 7
Estrada de ferro em lugar isolado 8
Mata intocada 10
A exceção são os lugares onde a Wyrm é forte. Seja de
película forte ou fraca, estes lugares causam grandes problemas para os Damhan.
Nestes lugares a corrupção na Grande Teia é pegajosa e difícil de ser trilhada
(exceto para os hatar que possuem afinidade natural pelos lugares de poder da
Wyrm). Em tais lugares, Ananasis que não sejam hatar possuem dif +2 para “rastejar”
para a umbra.
Veneno
Como suas parentes aranhas, as Damhan possuem glândulas
especiais que produzem veneno. Dependendo da forma da ananasi este veneno pode
ser bem poderoso, mas os metamorfos aranha precisam usar dons para afetar mortos
vivos ou outras raças metamórficas. As neurotoxinas que produzem possuem
efeitos muito prejudiciais para a maioria dos humanos e outras criaturas. Quão
grave são os efeitos de sua mordida ficam a critério do narrador, mas um humano
mordido por uma Pithus certamente estará quase morto ou paralisado por horas.
As Ananasis podem injetar venenos concentrados na forma Pithus e versões mais
diluídas na forma Lilian.
A natureza exata do veneno de cada Ananasi é o resultado do
tipo de aranha que são parte do metamorfo. Tarântulas produzem veneno muito
doloroso que raramente é letal, mas que causa paralisia. Aranhas reclusas
marrons produzem uma toxina necrótica que se espelha no corpo em dias ou
semanas (no caso de uma única aranha morder um alvo do tamanho de um homem) e
destrói toda carne que encontra pelo caminho. A mordida de uma única viúva
negra pode causar a morte num oponente do porte de um homem adulto, embora
cause com mais freqüência apenas um mal estar. Contudo, sem o uso de dons, as Ananasis
só possuem veneno suficiente para 2 ou 3 aplicações, elas não foram projetadas
para injetar veneno o dia inteiro.
Teias
Ananasis na forma Pithus podem produzir teias muito fortes e
duráveis. Criar teias em qualquer nível substancial (digamos, o suficiente para
fechar a entrada de um corredor estreito ou preencher um closet pequeno), custa
um ponto de sangue, pois a ananasi digere o sangue para renovar os polímeros
naturais que constituem a teia.
A resistência a tração da teia é aproximadamente a mesma da de
cabos de aço, mas são mais flexíveis. Se a teia é usada para aprisionar um
oponente, o alvo precisa partir as teias para escapar. Eestas teias resistem a
testes de força com uma força efetiva nível 9, e podem levar 4 níveis de dano
de vitalidade antes de se partirem.
Ananasis na forma rastejante também podem criar teias, mas
neste caso as teias não serão mais fortes do que a de aranhas comuns (ou
melhor, a teia de milhares de aranhas comuns).
5 comentários:
è isso ai !! continue assim mantendo o mundo das trevas vivo!!!
Acodesh, há alguma chance de ter um ananasi carniçal, ou que caçe vampiros pelo vício do sangue Cainita?
Com certeza.
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