domingo, 21 de abril de 2013

Notas da Jyhad





By Acodesh
Do Diablerie Britain págs 57 a 60

      Todos os membros temem a Gehenna, o tempo em que os antediluvianos acordarão de seu sono de séculos. Ninguém tem certeza de quando isto acontecerá, ou se de fato acontecerá. Muitos Membros têm feito conjecturas, expressado opiniões e até feito pesquisas acadêmicas sobre o assunto. Abaixo seguem as anotações do Dr Mortius do clã Tremere a respeito da Gehenna,  e uma tradução de um texto conhecido como Das Buch von der Grabkrieg, o qual foi escrito no início da idade média. O texto foi incluído aqui para os diabolistas, pois diabolistas frequentemente estudam os antediluvianos e matusaléns. Caçar tais criaturas na ignorância é a receita certa para a destruição.
      Este texto não é do tipo que vaza, pois os Tremere vem tentando restringir o acesso a ele. Entretanto,  diversas cópias circularam secretamente entre os Membros. Assim o texto ganhou muitos seguidores entre os anarquistas, que o consideram fascinante. A maioria dos anciões rejeita o texto como sendo um devaneio de um louco. Ainda assim, há os que lêem e ficam na dúvida.
      O próprio Dr Mortius foi abraçado em 1566, vários séculos depois do texto ter sido escrito, e escreveu sua tradução em meados deste século.  Atualmente ele está numa missão de interesse do clã e seu paradeiro é desconhecido.

Notas do tradutor

     Numa tradução informal Das Buch von der Grabkrieg  significa "O livro da guerra de túmulos". Foi escrito por um malkaviano no 12o ou 13o século. O nome do autor foi perdido nas eras, e ele não menciona seu senhor, exceto para se referir a ele (o gênero é masculino) como um "vampiro pai". Muito pouco é conhecido sobre este autor. O autor faz referência a seu clã como sendo aparentemente malkaviano. Ele usa uma variedade de símbolos inventados para denotar os vários clãs. Alguns símbolos não parecem fazer correlação com nenhum clã ainda existente hoje. É possível que ele tenha se referido a linhagens menores.
     Ele ocasionalmente escreve num dialeto grego arcaico que deixou de ser usado há 3000 anos. Não se sabe mais nada além disso. A opinião do tradutor é que nosso malkaviano anônimo estava mais perturbadodo que a maioria do seu grupo, pra falar o mínimo. O texto é de estrutura e estilo quase incompreensíveis, independente de quantos idiomas o leitor conheça. O escritor também é obcecado por diversos pontos e os repete em várias páginas, as vezes repetindo o mesmo parágrafo ou estrofe (algumas partes do livro estão escritas em verso) diversas vezes, palavra por palavra.
     A maior parte do texto foi escrito numa combinação de alemão e um aparente dialeto de "linear A", o qual nem membros nem mortais jamais foram capazes de traduzir. Felizmente, os trechos em linear A estão confinados a porções medianas do texto. O autor do trabalho não separa as frases entre linear A e germânico, embora parágrafos as vezes estejam separados e algumas páginas alternem ambas as línguas.
    Fisicamente, é um livro comum, aparentando ser um manuscrito de baixa qualidade que foi feito num monastério. A capa não apresenta um título, mas a primeira página o exibe em escrita manual alemã que pode ser observado em todo o texto. O estilo da escrita manual não muda, o que convenceu a muitos de que o livro é o produto de um único autor e não de vários (como a pobre organização do livro sugere).
    Das Buch von der Grabkrieg é dividido em 7 cantos. Cada canto varia enormemente em estrutura e tamanho, alguns estão totalmente em forma de verso. Outros cantos são parte poema e parte prosa. Por causa das dificuldades de adaptação de rimas para o português, traduzi as partes abaixo apenas em prosa, preservando a estrutura da estrofe da forma como foi escrita pelo autor. Também pouco interferi na desorganização do estilo do texto, por receio de sacrificar o significado ou a clareza.
     Cada canto cobre uma era da história do mundo e descreve a Jyhad daquele período. O autor se coloca na 4a era da história, com apenas 3 eras a frente. Muitos atribuem isso a sua própria loucura egocêntrica que dita que ele está no centro de tudo.
     As seguintes passagens foram extraídas de muitas partes do livro, e eu as coloquei na ordem mais lógica possível. Em alguns casos eu rearranjei o texto numa ordem cronológica. O terceiro canto é quase ilegível (boa parte dele é escrita em Linear A) e eu peguei o que pude dos cantos posteriores para dar uma idéia do que este canto descreve.

Das Buch von der Grabkrieg

     Então nos foi dito no livro de nod que Caim criou apenas 3 progênies, e que esta progênie foi assassinada na primeira guerra quando os netos de Caim se ergueram e guerrearam contra seus pais. Estas foram a primeira e segunda eras do mundo do túmulo. Estes netos não conheciam a palavra de deus. Eles se separaram das tribos e não conheciam sua palavra, pois tudo que conheciam era a morte. Suas loucuras eram como as de meu pai túmulo..... (1)
    Foi durante esta grande batalha (da segunda era) que os 3 filhos de Caim foram mortos, ou assim se acredita, mas temo que eles acordarão na última era e surpreenderão a todos os grandes mestres da Jyhad. O que eles farão não sei dizer. A voz (2) não me diz. Entretanto podemos imaginar. Eles inicialmente obedeceram a caim e não fizeram progênies. Somente quando Caim os deixou que o desobedeceram e deram origem a seus netos. O que eles farão eu não posso dizer. Talvez não seja algo terrível.
    Foi durante a grande guerra que as tribos se espalharam e os membros (3) criaram suas próprias tribos. Mas tudo isto é mencionado no Livro de Nod, e minha voz me diz que não é meu propósito, pois eu falarei de coisas ainda por acontecer, e não de coisas do passado e que são conhecidas por muitos dos adormecidos que descansam debaixo da terra. (4).
     Depois dos conflitos, houve uma 3a era de guerra túmulo. Conhecido como "o descanso", este foi um tempo de paz para muitos. O tipo de paz que é possível aqueles que bebem da vida. Neste tempo, muitos dormiam espalhados pelo mundo pata evitar os diabolistas negros que beberiam de seu poder. Eles estavam por toda parte, pois seu poder era considerável. Conforme descansavam, reuniam seu poder e manipularam aqueles que criaram para que fizessem suas vontades. A realidade é que ao invés de um tempo de paz, foi um tempo de preparação. Era um tempo pacífico apenas porque a espada  enferrujou e a lança se quebrou. Uma vez reforjados seriam utilizados novamente.
     O devorado (5) chegou, e com ele veio a 4a era  do túmulo,  o tempo de acúmulo. Agora que os antigos dormiam, eles lutaram e duelaram uns contra os outros, contudo ainda estavam reunindo forças e esperando que a verdadeira batalha começasse. A morte chegou e em breve novos clãs seriam formados. Clãs que desejariam destruir o mundo e transformá-lo numa tumba. De seus nascimentos surgirão as outras eras
     Haverá um tempo em que os mortais serão fortes. Eles não mais serão crianças, crescerão até serem capazes de nos caçar. Eles nos descobrirão e caçarão até a morte final. Isto acontecerá quando nos descuidarmos , permitindo que eles nos descubram, sem nos darmos conta do perigo que representam. Os sombrios também nascerão no começo desta 5a era, a era da descoberta. Os sombrios serão os eternos inimigos de todos os clãs que existem. Eles são terríveis, não são naturais e não se deveria permitir que caminhassem na terra. Eles são apenas peões do grande jogo. Criados por um antigo Membro, talvez uma das progênies de caim, eles transformariam a terra numa noite eterna. (6)
     Na sexta era do mundo virá um tempo quando as crianças não mais ouvirão a seus anciões. Quando isto acontecer espere pelo fim, pois ele está perto. As crianças se reunirão em grandes números. Os longos séculos de Abraço descontrolado de seus anciões terão dado origem a muitos, e muitos não receberão com sabedoria a dom da morte em vida. Estas crianças correrão pelas ruas das grandes cidades e não darão ouvidos a razão. Eles infringirão as leis repetidas vezes.
     Existirão muitos vampiros em cada cidade, tantos vampiros que o sangue se tornará escasso e os mortais sonharão conosco e saberão em seus corações que nós existimos, ainda que nos escondamos deles, enganando-os dos bastidores. Rebeliões serão comuns. Os sombrios ganharão o controle das grandes cidades do mundo, e o governante de uma poderosa cidade cairá, morto por sua própria loucura. Um poderoso príncipe será resgatado da morte e uma grande cidade será consumida pelo fogo. Os lupinos inutilmente se levantarão contra nós. Os humanos descobrirão um fogo terrível do qual nos manteremos seguros ao dá-lo para todos, de modo que qualquer um que usá-lo será queimado. Assim, o mundo cairá num caos (7).
      A última era do mundo durará apenas 1 ano. Os antigos, os antediluvianos acordarão e beberão o sangue de suas crianças para ganhar força, uma vez que a força dos mortais não mais os satisfaz , e eles precisam do sangue de muitos membros para sobreviver e se fortalecer. Fortalecidos com este samgue, os membros batalharão uns com os outros até só restar um. Assim os membros serão destruídos, pois com exceção deste vencedor, nenhum sobreviverá.

Epílogo

     Aqui é o ponto em que Das Buch von der Grabkrieg termina.Existem diversas outras páginas que parecem ser uma espécie de epílogo, anotações do autor, ou talvez uma mistura de ambos. A maior parte do texto está ilegível ou não tem sentido. Entretanto duas passagens se destacam e estão traduzidas abaixo.

Verso I
Cace os adormecidos das sombras
Não pense em medo ou em ódio
Cace-os pelo sangue
Pelo bem dos Membros

Verso II
Eles não devem despertar
Mate o único
e não haverá um único
Quando o sol se por

Final

     A voz não me diz mais nada. Eu pedi, implorei por mais para que saibamos sobre o que está por vir e deste modo não vivermos em desespero pela Gehenna. A voz pode não falar com mais ninguém e tudo isto estaria perdido. Ainda assim a voz não falará do amanhã. Não haverá amanhã para nós, contudo há um amanhã se os mortais sobreviverem. Mesmo assim a voz não falará. Silêncio.  Silêncio

Notas do narrador

     Os narradores devem se sentir livres para usar isso da forma que desejarem. As 3 primeiras linhas do verso 1 foram usadas como credo diabolista, murmurada para imputar coragem diabolista. Alguns diabolistas alegam que caçam os antigos como uma espécie de primeiro ataque, para que seus senhores não caçem a outros membros quando acordarem.
     Estudiosos da história cainita não têm acesso ao texto original (apenas uns poucos membros Tremere têm acesso). A composição do Dr Mortius frequentemente é a única fonte de informação sobre das buch von der Grabkrieg. Esta composição pode ser encontrada nas mãos de alguns anarquistas, que a usam para justificar seus ataques aos anciões. Eles vêem a composição como escrita por um ancião, e a parte traduzida do livro não apresenta os anciões de forma lisonjeira. Também prediz a vinda dos anarquistas, e os anarquistas usam isso para justificar sua existência e atividades.
     Muitos anciões não consideram o texto nem a composição como algo além de uma curiosidade sem valor. A composição foi traduzida para o francês, inglês, alemão, espanhol, italiano e diversas línguas eslavas. Qualquer cópia provável de ser vista pelos personagens indubitavelmente foi fotocopiada diversas vezes e dificilmente estará legível, ou foi escaneada e redigitada num computador.
     Qual uso isso terá para os personagens fica por conta deles e do narrador. A Gehenna tem sido prevista por diversas fontes, mas a data exata, ou se acontecerá de fato, ainda é um mistério.  Os narradores podem desejar ou não incluir a Gehenna em suas crônicas. O texto existe,  foi escrito por um vampiro louco com uma visão das coisas ainda por vir. Entretanto, se sua visão é real fica a critério do narrador.


1Aqui o autor adentra uma de suas  muitas tangentes sobre a loucura e ódio.  O texto continua duas páginas depois quando o autor retorna a descrição das duas primeiras eras.
2 - O autor frequentemente fala de uma voz que o diz como escrever e o que dizer.  Eu poderia traduzí-la como ``Musa`` , mas poesia parece ter pouca relação com o propósito da voz.
3 - No lugar das palavras Membro ou vampiro o autor de forma consistente usa o simbolo de um ankh
4 - ``Adormecidos`` provavelmente se refere aos membros em torpor, não aos mortos. A despeito de seus comentários aqui, o autor conta muita coisa sobre o livro de nod e sobre muitos eventos da história humana.
5 - O devorado não aparece mais em nenhum lugar do texto, embora haja referência a `` aquele sem sangue``.
6 - "A descoberta" parece se referir a Inquisição, que ocorreu 330 anos depois deste texto ser escrito. Os ``sombrios`` provavelmente não são o sabat, que também não existia no tempo em que este texto fora escrito - pelo menos não em números significativos.
7 - Algumas destas profecias aparentemente se cumpriram. Entretanto são vagas o bastante para dificultar uma confirmação, pois nenhum membro, nenhum clã e nenhuma cidade é citado de forma específica. 

Obs.: E assim encerra-se a tradução do Diablerie Britain
Obs 2: O Dr Mortius aparece no livro Milwaukee by Night 

2 comentários:

Alessandro Peres disse...

Opa,
será feito um pdf do Diablerie Britain?

Alessandro Peres disse...

Show,
parabéns pelo trabalho, estamos no aguardo.

Postar um comentário