terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Qualidades e defeitos - Libellus Sanguinus II


LIVRO LIBELUS SANGUINIS II

Dublê (Qualidade 2 pts)

VC tem acesso a um mortal com uma aparência idêntica a sua. Seja ele seu irmão Gêmeo, um parente distante, alguém submetido a vicissitude ou simplesmente alguém muito bom em disfarce. A menos q seja feito de carniçal, ele envelhecerá e eventualmente nao será mais seu dublÊ. Seu sósia pode andar de dia, conduzindo seus negócios e mantendo as aparências de uam vida mortal - mas tb envolve ações pelas quais vc será considerado responsável. Lembre-se que seu sósia precisa ser informado de seus relacionamentos e de seus negócios

benfeitor (2-4 pts qualidade)
Vc atraiu a atenção de outro toreador que se esforça em te beneficiar. Talvez vc tenha ganho sua atenção por causa de sua linhagem, por causa de sua arte ou algo que tenha dito ou feito. Seja lá qual for a razão, vc tem alguém q exaltará seu trabalho e falará ebm de vc na corte, ele pode ainda providenciar abrigo ou treinamento. Tenha cuidado para nao abusar de seu benfeitor, ninguém gosta de ser considerado um benfeitor incondicional. Um benfeitor de 2 pts é alguém mais ou menos do seu nível dentro do clan, mas possivelmente mais velho e com bons conselhos a dar. Um benfeitor de 4 pts tem recursos disponíveis e ocupa uma posição no clan alta o bastane para fazer uma diferença significativa em sua vida.

Mais próximo que o sangue 3-5 pts qualidade
Vc tem afinidade com outro cainita (mais provavelmente um toreador, mas pode ser um de qualquer clan) não adquirida através de Voto de sangue ou outro meio artificial. Vcs confiariam suas vidas um ao outro , e vcs se sentem vazios sem a presença do outro nas proximidades. Este laço pode ser por alguém do mesmo sexo ou de sexo oposto e não há como saber quems erá sua "alma gêmea". 3 pts indicam que vc ocasionalmente pode sentir as emoções fortes do outro (medo, alegria, dor) se sua alma gêmea estiver na vizinhança. 5 pts significam que frequentemente sente as emoçoes do outro mesmo a distância e pode sentir as dores físicas do outro ou se está em perigo.

Tocado por deus 3 pts qualidade
Sua arte é considerada realmente inspirada e inspiradora. Há uma essência de vida e beleza em seu trabalho que motiva as pessoas. Talvez vc tenha sempre tido o dom, ou o abraço pode ter te ligado ao Todo Pooderoso de maneiras que vc ano esperava. Sua voz qd canta faz as pedras derreterem. Suas pinturas dão a impressao como se os retratados pudessem sair do quadro a qualquer momento, ou sua narrativa mantém as pessoas absolutamente fascinadas. Todas as dif de jogadas de expressao sao reduzidas em 2. Se a arte sendo produzida se refere a deus, a igreja ou outros ideais semelhantes a dif é reduzida em 3. Tal perfeição entretanto pode provocar ciúmes em rivais mortais e cainitas. Alguns clérigos suspeitos podem acreditar que vc vendeu sua alma para ter este talento ou que vc possa estar maculado por "vaidade" por ter atingido nível tao alto em seus esforços.

Consorte vampírico 5 pts qualidade
Vc está um relacionamento muito semelhate a um casamento com outro vampiro. Os casados aprsentam os beneficios da qualidade amor verdadeiro entre si. Esta qualidade em conjunto com "Mais próximo que o sangue" permite um notavel grau de intimidade - vcs podem ser até capazes de compartilhar disciplinas ocasionalmente. Seu consorte é provavelmente igual a vc em poder e status, mas juntos vcs representam um "front" formidável. Vcs matariam e morreriam um pelo outro, e que deus proteja o tolo que se meter entre vcs ou ferir seu amado.

Rivalidade 1-3 pts defeito
Vc tem uma rivalidade em andamento com alguém (talvez outro toreador, outro cainita ou até mesmo um mortal). Vc pode se lembrar ou nao como a competição começou, mas agora vc e seu rival sao inseparáveis. Este rival toma vantagem de cada oportunidade para difamar vc e se exaltar as suas custas. Pode existir meios para acalmar ou terminar esta rixa, mas fazer isso vai demorar bastante. Um rival de 1 pt é do seu nível de poder e é geralmente irritante mas não perigoso. Um rival de 2 pts ocasionalmente toma ações para te ferir ou suas palavras tem certo grau de influência. Um rival de 3 pts não tem escrúpulos em tomar ocasionalmente ações visando a sua morte ou você tem uma rixa grave com alguém de posição mais alta que a sua (uma autoridade mortal ou ancião de clã). Para ele a rivalidade se tornou numa questão de morte ou desonra.

Rebaixado - 2 pts defeito
Vc se casou com alguém abaixo do seu nivel. E assim perdeu status social. Um exemplo seria uma condessa que se casou com um cavaleiro ou um duque que se casou com a filha de um barão. Entre os de sua classe social vc é tratado com desrespeito ou ativamente humilhado, enquanto seu parceiro é ignorado ou tratado rudemente. OS pares de seu parceiro na sabem como se portar diante de vc, resultando em relacionamentos estranhos e sensação de peixe fora dágua. Uma dif de +2 é acrescentada nas rolagens sociais quando lidando com seus pares. Seu casamento pode ser feliz mas vcs pagaram um alto preço por isso

Ofendido 2 pts defeito
Por alguma razão vc provocou a ira daqueles em grau de status mais elevado que o seu em seu clã. Estes cainitas têm o poder de fazer a sua vida miserável - manchando sua reputação, espalhando fofocas nojentas, difamando seus amores. E tudo por razões que vc nao consegue entender. Entretanto só porque vc está sendo ofendido não significa que vc tem q aguentar isso docilmente. Vc pode encontrar auxílio daqueles que nao creditam nas difamações. Mas vc pode ter q provar ser inocente muitas vezes antes de obter apoio

Vulgar 2 pts defeito
Vc é rude, grosso e socialmente inaceitavel. VC parece ser constitucionalmente incapaz de dizer e fazer as coisas certas a despeito de todas as tentativas de te ensinar. Seu senhor é criticado e ridicularizado por escolher vc, e frequentemenet vc é deixdo de fora da lista de convidados. Vc pode eventualmente trabalhar este defeito mas o narrador deve fazer da tarefa algo extremamante difícil. A critério do narrador vc terá uma dif de +2 em todas as rolagens sociais

DEMESURe (3 pts defeito)
Démesuré se refere ao orgulho pecaminoso q resulta num custo extraordinário (e as vezes horrível) ao possuidor e se volta contra ele. O exemplo mais famoso foi a cria de Roland q se recusou a permitir q seus homens retornassem conforme os bárbaros os destroçavam, seu orgulho o incitava a ficar para q ele nao parecesse um covarde. Um jogador q tenha este defeito deve (com o narrador) selecionar uma (ou mais) coisa em que seu personagem tenha grande orgulho - suas roupas , sua equitação, sua luta etc. Quando esse orgulho é insultado ou ameaçado, o jogador deve fazer umajogada de força de vontade (dif 9). Se ele falhar ele buscará a salvação de sua “honra” sem se importar com mais nada. Esta obsessão pode resultar na perda de aliados, planos indo de forma muito incoerente, perda de entes queridos e até morte final. Cada vez q o personagem atingir objetivos relacionados a sua obsessão, ele pode testar Força de Vontade (dif 7) para ver se consegue deixar de lado a sua obsessão pelo q restar da noite.

Vicissitude Natural (Qualidade - 5 pontos)

Você herdou mais do sangue Tzimisce roubado pelo clã do que a maioria de seus companheiros de clã, e assim tem se tornado algo como um tiro pela culatra para seu clã de origem. Portanto, você possui Vicissitude ao invés de Dominação como Disciplina do Clã. Porém, aperfeiçoar seu nível em Vicissitude pode apresentar dificuldades. A menos que você localize outro Tremere disposto e capaz de ensinar o domínio de altos níveis de Vicissitude, você deve procurar mais instruções de um Tzimisce (muito provavelmente através de coerção).

Falso Terceiro Olho ( 4 pt. Defeito)
Por razões desconhecidas por você e seu senhor, seu Abraço deixou você com a marca de um terceiro olho em sua testa. Esta lembrança da diablerie de Tremere sobre Saulot lhe rende tanto uma vergonha aos outros membros de seu clã quanto uma imagem de desconfiança para todos, exceto aqueles que o conheçam. O "Terceiro Olho" não abre nem funciona. A menos que você o esconda sob um capuz, ou entre os cabelos, o estigma é óbvio à todos que o vêem. Todo teste Social são +2 de dificuldade sempre que você interaja com qualquer outro Cainita que não seja de seu coterie ou aliado próximo. Tentar passar-se por Salubri não é aconselhável.


Influência de reis (2 pts de qualidade)

Diferentemente de seus principais rivais, os brujah nao se preocupam em abraçar mortais de linhagem nobre, os Fanáticos, mais do que qualquer outro clan, encoraja humanos a influenciar mudanças pelo seu próprio bem estar em preferência ao bem estar de mestres vampíricos. Tais líderes procurados pelos brujah requerem raras qualidades. Enquanto eles possam não possuir nem uma única gota de sangue nobre, certos brujah possuem uma personalidade imponente capaz de fazer o mais confiante monarca mostrar deferência. Um brujah com esta qualidade tem a dif de todos os testes de uso de presença reduzidos em 2

Foco de fúria (3 pts de qualidade)
Aceitem como verdade ou nao, a sucetibilidade ao frenesi é uma característica distinta dos brujah. Certos irmãos de clan através de sua devoção a intectualidade, integraram melhor o seu conhecimento da besta e de si mesmos. Embora continuem incapazes de resistir ao chamado da besta mais do que qualquer de seus irmãos menos disciplinados, estes brujah podem por um curto período de tempo controlar a direção que seu frenesi tomará. Um jogador com esta qualidade precisa gastar um ponto de FDV e testar autocontrole ou instinto com uma dif um nível mais alto para resistir ao frenesi. Para cada sucesso o personagem pode controlar suas ações por um turno


ABRIGO DE UM MENTOR (4 pts de QUALIDADE)
O personagem tem um mentor erudito, não necessariamente seu senhor, mas um com paciência e recursos para ensinar o personagem em diversos aspectos do conhecimento. No fim de cada história, desde que o personagem tenha estado com seu benfeitor, o jogador pode jogar qts dados ele tiver no antecedente mentor (dif 10 menos a inteligencia do personagem) . Para cada sucesso o personagem ganha 1 pt de experiência para ser gasto no aumento de um conhecimento. Não mais do que metade dos pontos necessários para aumentar um conhecimento pode se originar desta qualidade. Obviamente um brujah com esta qualidade precisa possuir ao menos um pt no antecedente mentor

Falta de Controle (1-3) pts de defeito
Por qualquer que seja a razão (sangue fraco, uma linhagem ignorante) o controle sobre uma ou ambas disciplinas físicas é deficiente.
Brujah com este defeito têm demonstrado numerosas deficiências:
* A rapidez só pode ser usada em movimentos de combate e corrida. Qualquer ataque feito com rapidez tem dif +1.
* Atividades que requeiram precisao como colocar sela numa montaria ou vestir uma armadura em alguém, são imposíveis com a rapidez ativada (1 pt)
* O personagem não pode controlar sua própria força e precisa se concentrar para mantê-la sob controle para não ter resultados desastrosos (quebrar a mão de um amigo ao cumprimentá-lo, por exemplo, ou estalar a coluna dorsal ao abraçá-lo). Se uma jogada de FDV ( dif 6) falhar, o personagem tem que usar toda a sua potência em dano ao objeto em questão.
* Adicionalmente uma ataque mal sucedido com uma arma branca faz necessário haver uma jogada de Destreza + armas brancas (dif = força + potência do personagem). Uma falha indica que o personagem perde sua póoxima ação tentando recuperar o equilíbrio (2 pts)
* O sangue do personagem nao se concentra efetivamente em sua força. Potência nao dá sucessos automáticos, ao invés disso passa a ser somada como dados adicionais de dano contando como se fossem força. Uma ação física como erguer um portão ou virar uma carroça requerem um teste de força + potência (dif 6). O resultado é o número de dados que o personagem pode aplicar na tarefa (3 pts).
Alguns brujah realmente ineptos têm defeitos tanto no controle da rapidez como na potência e encaram a constante zombaria de seus pares. Com a tutela adequada de um experiente ancião, o personagem pode ser capaz de eliminar este defeito. Mas ele terá q se dedicar por uma vida inteira , ou duas, na tarefa.
Um cainita não deve estar acometido por mais de uma manifestação deste defeito por vez.


Pária (2 a 4 pts defeito)

Os brujah se consideram um clã de irmãos (e irmãs) trabalhando por um objetivo comum, ainda q por meios diferentes. O clan encoraja a autodeterminação, mas o personagem levou sua individualidade ao extremo e é agora um pária. Com 2 pts ele insultou, com palavras ou ações, um dos 2 extremos do clan bruja. Como um dos descendentes dos antigos reis sábios, ele pode ter vigorosamente denunciado a fútil brutalidade dos seus companheiros de clan mais radicais. Alternativamente, os brujah podem achar q os objetivos dos anciões são meras fantasias, e q têm agido de acordo com seus próprios caprichos – caprichos q entraram em conflito direto com sua linhagem mais conservadora. As dificuldades de todas as jogadas sociais ao lidar com brujahs que tenham um ponto de vista oposto aumentam em 3. Essa dificuldade é reduzida para 1 para os brujah “middle of the road” (algo como: brujah q compartilham 2 pontos de visão ao mesmo tempo), coisa dificil de se encontrar no sombrio mundo medieval.
Um personagem com 4 pts do defeito cometeu um ato de traição ou assassinato contra um companheiro de clã . A notícia deste crime se espalhou por todo o clã, resultando em ostracismo. Os brujah não virão em seu auxílio e nem falarão com vc. Tampouco aceitarão sua ajuda a menos sob risco de morte final. O clã considera o personagem caitiff. Embora seja concebível a um pária ser restituido a um bom relacionamento com os brujah, muitos não se importam em buscar tais oportunidades.

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